
O Maranhão saiu às ruas ontem, 16, em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) contra o desvio de 5% dos recursos do para a Embratur. Funcionários do Sistema Comércio, usuários, alunos, professores, artistas, autoridades civis e a sociedade reuniram-se em praças, nas ruas e nas frentes dos prédios das instituições para demonstrar apoio a causa.
O chamado DIA S aconteceu em todo o Brasil e teve como objetivo sensibilizar a sociedade para a adesão do abaixo-assinado, que pede que os Senadores da República não aprovem os artigos 11 e 12, inclusos no Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, e que tramita no Senado Federal.

Impactos no Senac no Maranhão
Nas unidades do Senac no Maranhão esta redução de verba poderá impactar a diminuição da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em cursos profissionalizantes, que só em 2023 prevê 2380 vagas nesta modalidade; afetará também a implantação das unidades no município de Açailândia; a ampliação da unidade de Balsas e a implantação do Posto Avançado da Cohab, que descentraliza a oferta de cursos na capital para além do Centro Histórico.
Caso o Projeto de Lei seja aprovado os serviços certamente serão diminuídos nos oito municípios nos quais o Senac tem unidade física, como: Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon e também na oferta de cursos profissionalizantes na modalidade itinerante, que são realizados por meio do deslocamento das carretas-escolas para municípios que precisão de profissionalização, mas nos quais o Senac não tem unidades fixas.

DIA S nas cidades do Maranhão
Atos públicos em defesa do Sesc e Senac aconteceram em todos os municípios nos quais o Senac se faz presente fisicamente no estado do Maranhão. O público, que aderiu a mobilização, ciente da importância e do impacto positivo que as atividades desenvolvidas pelas instituições provocam nas vidas das pessoas, foram às ruas para manifestar apoio a causa. E você, já assinou? Junte-se a nós aqui!
Veja a seguir algumas imagens das principais ações.




