Na última segunda feira, 09, os alunos do curso de Costureiro do Centro de Educação Profissional de Caxias, realizaram o desfile “Moda Sem Preconceito”, expondo peças de roupas confeccionadas no decorrer da qualificação. O evento aconteceu na Área de Vivência da unidade operativa, às 14h.
Aliando prática e teoria, os 18 alunos do curso de Costureiro mostraram ao público presente peças como blusas variadas, bolsas de tecidos, vestidos adultos e infantis, shorts, calças, jalecos, camisas masculinas e saias de diferentes modelos. “Eu aprendi muito com esse curso, desde as aula de empreendedorismo até as de confecção de peças (corte do tecido, montagem e acabamento), sem falar nas amizades adquiridas ao longo do curso”, destacou o aluno Jonas Rodrigues Neto.
Participaram também os alunos dos cursos de Operador de Computador, Cabeleireiro Assistente, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha e Operador de Caixa. Em média, 140 pessoas conferiram o desfile.
Curiosidades
A arte de costurar é tão antiga quanto a história da nossa evolução. O homem, mais precisamente o seu aspecto feminino, ou seja, a mulher, já tecia suas roupas, rudimentares, como não poderia deixar de ser; e seus embornais, equivalentes as sacolas de hoje para que pudessem armazenar e transportar seus bens.
A tecelagem (técnica de entrelaçar fios transversalmente e longitudinalmente, de forma a se obter tecidos) também remete a tempos longínquos: mais de cinco mil anos atrás, sendo que a tecelagem da época era feita com pelos e, principalmente, couro de animais de caça ou cultivados.
Confira abaixo mais fotos do desfile.

