
Mais de 23 pessoas participaram do evento que trouxe o tema “Comunicar e Receber: o poder da linguagem na prática pedagógica”, e suscitou discussões sobre a importância da linguagem no processo educativo e na comunicação social. Para isso, a dinâmica “Quem sou eu”? estimulou a interação do público participante, e se deu de modo que cada pessoa, escrevendo em um papel, listava algumas personalidades ou personagens que mais se identificava. Logo depois, em grupo, as pessoas realizavam tentativas no intuito de descobrir que personagem/personalidade correspondia a cada indivíduo ali.
Metodologias de interação em grupo facilitam a fixação do conteúdo ministrado e estimulam o conhecimento tanto para os instrutores quanto para o próprio aluno. “Participar do IV Olhar sobre a prática pedagógica me permitiu ver as possibilidades de crescimento pessoal e profissional, por meio da boa utilização da comunicação na prática pedagógica, entendendo que comunicação não é apenas falar, ver ou ouvir, é fazer entender. Nós, enquanto instrutores, percebemos a importância do nosso papel na vida do aluno, visto que o poder comunicativo deve ser usado a favor da prática pedagógica, pois pode fazer toda a diferença para atrair a atenção dos alunos, assim como proporcionar o aumento da concentração e o nível de retenção do conteúdo”, ressaltou o instrutor Robert Willian de Oliveira Formiga.

Essa relação entre instrutores e alunos é facilitada quando a comunicação, por meio de práticas pedagógicas, é incentivada. “O evento trouxe a importância da comunicação, principalmente aquela estabelecida entre professor e aluno e sua influência está diretamente ligada a um relacionamento saudável entre eles, pois no cenário atual é perceptível inúmeros problemas de à comunicação em sala de aula, fazendo com que ela seja uma aliada da educação e não uma vilã”, enfatizou o supervisor educacional Valdmilson Milhomem Costa.