O movimento Novembro Azul foi criado com o objetivo de disseminar informações sobre o câncer de próstata. Assim como o Outubro Rosa, a campanha visa também conscientizar sobre a importância da realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2014 é de 68.800 novos casos, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.
O Senac no Maranhão, atentando para a importância da causa, realizou diversas ações no mês de novembro encerrando suas atividades com uma caminhada que aconteceu na manhã do último sábado, 22, na Avenida Litorânea. Envolvendo alunos de quatro turmas da área da saúde e instrutores, além dos funcionários do Senac/MA e seus familiares, a praia foi colorida de azul com a participação de, aproximadamente, 200 pessoas.
“A ideia da campanha Novembro Azul é sensibilizar a população masculina para a importância da prevenção precoce. Nos propusemos a levar informação clara e objetiva à população e foi lindo ver centenas de pessoas colorindo de azul a Avenida Litorânea em prol da prevenção do câncer de próstata”, enfatizou Janielle Lima, instrutora de saúde do Senac/MA.
Para Ítalo Frazão, agente administrativo do CEP São Luís, o momento foi de descontração, mas com uma finalidade muito nobre. “A caminhada foi uma iniciativa muito interessante, pois apesar de estarmos em um lugar descontraído, a praia, o intuito foi chamar a atenção para um assunto muito relevante, levando conhecimentos sobre a prevenção e os cuidados que devemos ter com nossa saúde”, concluiu.

