Com uma renda mensal de 150 reais, Rejânio Madeira ganhava a vida como zelador de uma escola no município de Buriti Bravo, a 500km da capital maranhense. O baixo salário e a vontade de crescer profissionalmente motivaram o jovem a se inscrever no curso de Cabeleireiro Assistente do Senac, oferecido na cidade em que mora, por meio do Pronatec. Hoje, o egresso do Senac possui seu próprio negócio e já colhe os resultados das competências adquiridas em sala de aula, após a qualificação da Instituição.
Este foi apenas um entre tantos outros casos apresentados durante a solenidade de entrega de certificados das turmas realizadas em Buriti Bravo, que ocorreu na tarde da última terça-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo da cidade. Ao todo, 191 alunos foram certificados pelo Senac nos cursos de Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Porteiro e Vigia, Depilação, Confeccionador de Bijuteria e Artesão em Pintura em Tecido.
Para a coordenadora do Núcleo de Unidades Móveis do Senac, Jesus Pereira, que esteve presente representando o Diretor Regional, Ahirton Lopes, o processo de aprendizagem foi um dos aspectos mais importantes trabalhados em todos os cursos e oportunizou aos alunos a montagem do próprio negócio. “É muito satisfatório chegar aqui e ver tantos casos de pessoas que já sobrevivem exclusivamente do que aprenderam com os cursos do Senac”, destacou. “As alunas dos cursos de Costureiro e Manicure e Pedicure, por exemplo, ampliaram seus negócios e inovaram com novas técnicas, já a maioria dos alunos de Porteiro e Vigia está trabalhando na função”, concluiu.
Rejânio Madeira, que montou o salão há pouco mais de dois meses, acredita que as oportunidades estão surgindo, algo que não acontecia antes na cidade. “Eu sempre busquei uma profissão, mas nunca tinha encontrado, agora me achei como cabeleireiro e graças a essa oportunidade que surgiu por meio do Senac e Pronatec”, declarou. “Já tenho meus clientes e atendo a uma média de 20 pessoas por semana com serviços de corte, escova e pintura de cabelo, e pretendo fazer um curso de maquiagem para deixar meu salão completo”, completou animado.
A solenidade foi coordenada pela prefeitura de Buriti Bravo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e também certificou alunos de cursos desenvolvidos pelo Senar e Senai. Estiveram presentes o prefeito municipal, Cid Costa; o vice –prefeito, Jucelio Pereira; a secretária municipal de desenvolvimento social, Lauriene Verde; o coordenador do Pronatec, Olímpio Carvalho; e representantes da Câmara de Vereadores, Senai, Senar, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Bradesco.
