
Em um mundo com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação profissional é sempre um diferencial. Apesar da taxa de desemprego no Brasil ter alcançado 7,9% em 2023, muitas empresas ainda descartam candidatos devido à falta de qualificação. Até 2025, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 9,6 milhões de pessoas precisarão se qualificar para atender às necessidades das indústrias brasileiras.
Considerando esse cenário e com o objetivo de conectar empresas e profissionais, o Senac Maranhão criou o Banco de Oportunidades, que desde 2016 tem desempenhado um papel fundamental na trajetória profissional de milhares de pessoas. O objetivo é oferecer às empresas parceiras uma fonte efetiva de recrutamento de profissionais que atendam aos seus requisitos e orientar os egressos do Senac na sua inserção no mercado de trabalho.
Somente em 2022, o Banco de Oportunidades do Senac Maranhão encaminhou mais de 2.000 egressos para 444 empresas parceiras. Destes, 42% dos profissionais qualificados pela instituição foram contratados nos processos seletivos.
As empresas podem se cadastrar no site e o Banco oferecerá candidatos com o perfil profissional desejado para os processos seletivos. Os egressos devem se cadastrar pessoalmente na unidade do Senac mais próxima, com o certificado de conclusão do curso emitido pela instituição, currículo e CPF. Os candidatos convocados receberão orientação profissional sobre o mercado, tanto individualmente quanto por meio de palestras.
O Banco de Oportunidades funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Os contatos podem ser feitos através dos telefones (3198-1517/1537/1538).
Para Higor Biaggi, egresso do curso de Assistente Administrativo, foi um dos candidatos encaminhados pelo Senac que ganhou um espaço no campo profissional. Ele buscou a instituição, pelo reconhecimento dela no mercado, no intuito de se aprimorar profissionalmente. Ao final do curso, se inscreveu no Banco de Oportunidades, que algum tempo depois entrou em contato com Higor o encaminhando para uma entrevista em um hotel em São Luís e foi contratado por se destacar na seleção.
Higor deixa a dica para quem está à procura de oportunidades profissionais: “O fato é que você precisa ficar atento e manter a convicção de que uma hora irá ser chamado. Quando você receber a ligação peça todas as informações que puder sobre a empresa, porque eles vão te passar”, ele orienta que para ir bem na entrevista, o essencial é estar preparado sobre como aquela empresa funciona e quais habilidades você pode adicionar no funcionamento dela.