TIMON – Mais de 50 jovens iniciaram as atividades do Programa de Aprendizagem do Senac em Timon, que acontece até 26 de dezembro de 2018. O início do programa aconteceu no Posto Avançado do Senac e contou com a participação da gerente da unidade, Cristina Camelo, das instrutoras Laurienny Carvalho e Samaira Souza e dos gerentes e monitores das empresas participantes do programa.
O principal objetivo do programa é preparar jovens para atuar de forma comprometida com a qualidade de seu trabalho e ciente de seu papel na sociedade, desenvolvendo no aprendiz o protagonismo juvenil, social e econômico e a atitude sustentável, reforçando o compromisso do Senac com a formação integral do ser humano. Os benefícios do programa vão além do cumprimento da legislação, uma vez que fortalecem o princípio da responsabilidade social e a promoção da cidadania.
O Contrato de Aprendizagem é o acordo de trabalho especial e a metodologia do programa prevê a execução de 480 horas teóricas em instituições de educação profissional e de 480 a 1.120 horas práticas na empresa. “Após o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE enviar a notificação às empresas, o passo seguinte é receber os aprendizes selecionados para dar início ao programa. O auditor do MTE, Timóteo Gomes Cantanhede, é quem faz a verificação das documentações das empresas, e para isso estará em Timon dia 23 de abril e, além de receber as empresas, também terá momento com todos os aprendizes”, informou a gerente do Senac, Cristina Camelo.
A Lei Aprendiz Legal
A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar de até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
