O auditório do Senac em São Luís foi palco, na última quinta-feira, 06, da I Mostra de Minidocumentários, evento realizado pelos alunos do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Os “minidocs” abordaram temas relacionados aos pontos históricos e turísticos da cidade de São Luís. Instrutores e alunos do Senac, além de autoridades, que participaram das produções, também compareceram para prestigiar o evento.
Segundo a gerente do Centro de Educação Profissional de São Luís, Tamires Silva, o objetivo do evento foi aliar o conhecimento teórico ao prático. “O evento que estamos promovendo hoje, organizado pelos próprios alunos é a conclusão da unidade curricular ‘Técnicas de Filmagem’, que possibilitou às turmas a produção de seis documentários, aliando teoria à prática, o que facilita e enriquece o conhecimento dos alunos”, conta.
O instrutor do curso, Fernando Rocha, foi o idealizador e organizador do evento. Ele conta que a exibição dos minidocumentários foi um desafio lançado para os alunos. “Essa atitude que eles tiveram de abraçar a ideia e a coragem de apresentar o trabalho se torna muito gratificante. Nós percebemos, por meio dos vídeos produzidos, que os alunos absorveram o conhecimento que foi transmitido durante o curso”, revela o instrutor.
Andreza Carla Gomes, aluna do curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo, comenta sobre o processo de produção dos trabalhos audiovisuais. “O instrutor passou isso como fim do componente, nós abordamos sobre filmagem, fizemos as gravações, e procuramos os historiadores para nos informar mais sobre o assunto”, disse. O resultado foi a exibição de seis minidocumentários exibindo pontos históricos de São Luís, como a Igreja da Sé, 24º Batalhão de Infantaria Leve e a Fonte do Ribeirão. “A parte mais importante foi o aprendizado da gravação das imagens e também da pesquisa, pois alguns alunos não conheciam os pontos turísticos”, finalizou.

