No momento, você está visualizando Alunos do Senac em Imperatriz desenvolvem projeto sobre prato típico da cidade

IMPERATRIZ – Como forma de reconhecer a importância da “panelada” na cidade de Imperatriz, os alunos do Programa de Aprendizagem do Senac apresentaram o projeto integrador “Aspectos culturais, econômicos e sociais da cadeia produtiva da Panelada”. O prato foi homenageado por 50 alunos da turma de Serviços em Vendas, abordando a relevância econômica e turística da culinária local.

Durante a ocasião, esteve presente o vereador Carlos Hermes Ferreira da Cruz, responsável pela Lei Municipal n° 22, de 14 de maio de 2018, que tornou a receita Patrimônio Imaterial de Imperatriz. Ele, ainda, instituiu o Dia Municipal da Panelada, a ser comemorado no dia 16 de julho, data de aniversário do município.

Segundo o vereador, “a Panelada faz parte da identidade cultural de Imperatriz, valorizando essa cultura, estamos incentivando a população, e também o turismo”. O autor da lei ressalta que o prato representa a origem do local, se tornando Tradição Gastronômica da cidade.

Já a aprendiz Karina Chaves reconhece que desenvolver esse projeto foi essencial para o processo de aprendizagem. Afirma, ainda, que “a vinda do vereador Carlos Hermes foi fundamental para desenvolvermos o desenvolvimento do Projeto Integrador”.

PANELADA

A Panelada, feita de tripas, estômago e pés de boi, tem origem controversa. Enquanto alguns historiadores afirmam que a origem é portuguesa, outros defendem que é um prato genuinamente nordestino. Presente em Imperatriz há, aproximadamente, 80 anos, tornou-se referência da culinária imperatrizense. O prato acompanha arroz, pimenta, limão e farinha.