
IMPERATRIZ – Cabelos alinhados, cortes de tesoura e barbas afeitadas. A 14ª edição do projeto “A gente faz Cidadania” reuniu diversos alunos do curso de Barbeiro, profissionais e comunidade local na Escola Municipal São Sebastião e Creche Irmã Suely, situadas no bairro da Caema em Imperatriz (MA).

A ação é parte das atividades desenvolvidas pela turma do curso de Barbeiro que iniciou em dezembro, e tem o objetivo de preparar os alunos para o mundo do trabalho através de uma metodologia que envolve conhecimento teórico e prático. O projeto “A gente faz Cidadania” é uma forma de garantir serviços gratuitos a comunidades mais carentes e contribuir para a formação de alunos. Além do Senac, grupos parceiros estiveram no evento, como a prefeitura de Imperatriz, Secretaria de Municipal de Educação/ Setran/ Sedes, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“A ação social realizada no bairro da Caema foi muito produtiva e divertida. Atendemos a comunidade prestando solidariedade aos participantes, promovendo a autoestima e bem-estar, o que facilitou a aprendizagem dos conhecimentos obtidos em sala de aula através da prática”, declarou o aluno do curso de Barbeiro, Francisco Santos Silva.
Durante a ação, foram oferecidos serviços de corte e penteado de cabelo masculino, corte de barba e bigode e outros cuidados afins, empregando aparelhos manuais ou elétricos e produtos estéticos e/ou antissépticos durante os procedimentos oferecidos à comunidade.
“A ação foi realizada com sucesso e bastante elogiada pela comunidade e organização do evento, inclusive, pelo prefeito de Imperatriz Assis Ramos, que na ocasião disse que está com a prefeitura de portas abertas para possíveis parcerias. Além disso, a ação contribuiu muito com o processo de ensino – aprendizagem dos alunos, já que colocaram em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula”, relatou o instrutor do curso de Barbeiro, Cleiton Pangaro.