No momento, você está visualizando I Encontro de Integração de Jovens Aprendizes reúne alunos de Caxias e Codó
Turma do Programa de Aprendizagem do Senac em Caxias e alunos da cidade de Codó participam do “I Encontro de Integração de Jovens Aprendizes” Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Caxias.

CAXIAS – Oferta de trabalho e mão-de-obra qualificada: tudo o que um jovem precisa para se inserir no mundo do trabalho. Tendo em vista o investimento na força de trabalho de vários jovens por todo o Maranhão, o Senac, junto a diversas empresas parceiras, promove o fomento da educação e da empregabilidade como medida de inclusão. Desse modo, aconteceu em Caxias, o I Encontro de Integração de Jovens Aprendizes, sediado na própria Instituição.

O encontro, além de receber alunos, servidores, instrutores, supervisão pedagógica e a gerência do Senac em Caxias, contou ainda com aprendizes da cidade de Codó (MA). O objetivo do encontro foi agregar práticas e saberes referentes ao Programa de Aprendizagem, possibilitando a socialização das boas práticas dos Projetos Integradores e, também, conhecer um pouco sobre a história de Caxias e suas riquezas culturais.

“A intenção do encontro foi desenvolver e agregar mais conhecimentos. Durante a realização do evento foi perceptível a interação entre os jovens, o que proporcionou para as turmas, desenvolver de forma criativa e inovadora um ótimo trabalho em equipe, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala e apresentando um melhor relacionamento interpessoal, e o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas”, ressaltou o instrutor Robert Willian.

Durante encontro, alunos da cidade de Codó (MA) visitam museus, memoriais e pontos turísticos da cidade de Caxias (MA). Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Caxias.

Essa interação entre alunos é importante para compreender a forma como as relações de trabalho deverão se desenvolver, bem como a oportunidade de treinar habilidades para ingressar nesse mundo. “O programa é uma grande oportunidade para o jovem que deseja entrar no mundo de trabalho e pela possibilidade em obter aprendizado através da teoria e da prática. Essa interação promovida através dor encontro me possibilitou um aprendizado que vai além da sala de aula. Entre outras coisas, o programa nos oferece autonomia, estimulando na busca de mais informações e construção de novos conhecimentos”, destacou a aprendiz Thais Cristina.

Ofertar um ensino transdisciplinar que entregue ao aluno a oportunidade de construir seu conhecimento é, sem dúvida, investir em um profissional com diferencial. “O Senac, enquanto Instituição, se preocupa com a formação humana, e a realização de encontros como esses, proporciona aos alunos um espaço de integração, troca de experiências e conhecimentos. Com essa proposta, o evento possibilitou um momento de fortalecimento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, resultando assim em uma aprendizagem significativa, colaborando com a missão da Instituição”, afirmou a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim.

Como forma de integração, a turma de Aprendizagem de Codó realizou um passeio pela cidade para que conhecesse os principais pontos turísticos e históricos da cidade, dentre eles, o Museu da Cidade e o Mirante da Balaiada, que é o mais novo cartão postal da cidade.