Alunas do curso de Costureiro do Programa de Inclusão Social do Senac, desenvolvido no bairro do Anjo da Guarda promoveram, no Instituto Jerdson Rodrigues, um Projeto Integrador voltado para o tema “Sustentabilidade”, orientado pela supervisora educacional da Unidade Móvel,
Nathallia Matos. Durante o curso, as alunas produziram peças com sobras de panos que seriam descartados, iniciativa que surgiu após o desperdício de tecidos que acontece diariamente nas empresas e casas de costuras.
De acordo com o SEBRAE, o Brasil produz por ano 170 mil toneladas de retalhos e 80% deste material ainda vai para os lixões das cidades. Com o intuito de amenizar esta situação, as alunas guardaram as sobras dos panos que usavam durante as aulas para confeccionar peças de roupas e ainda mostrar à população que existe beleza e estilo em roupas e utensílios produzidos com retalhos.
Na ocasião, as alunas apresentaram uma exposição e um desfile de roupas infantis, vestidos, saias, blusas e até vestido de noiva. Na exposição havia tapetes, jogos para banheiro, bonecas, ursos de pelúcias, bolsas, almofadas e flores. O material confeccionado agradou ao público e contribuiu com o meio ambiente.
“Dessa forma, a turma foi muito bem sucedida na execução da unidade curricular Projeto Integrador, aliando teoria e prática em prol de um futuro sustentável”, destacou a gerente da unidade, Jesus Pereira. Ao final do evento, as alunas presentearam as convidadas com itens da exposição.


