Nos últimos anos o mundo do trabalho vem sofrendo muitas mudanças no que diz respeito à qualidade do profissional. Profissionais humanizados e comprometidos com a sustentabilidade adquirem vantagens ao exercerem a profissão. A preocupação dos consumidores com o planeta tem possibilitado uma conscientização sobre o assunto e o desenvolvimento do tema com funcionários e clientes.
Em razão dessa nova forma de pensar a sociedade, o Senac trabalha com os alunos, desde o primeiro dia de aula, a sustentabilidade. Os instrutores tem despertado nas turmas o lado criativo, de modo que os alunos possam estar preparados para ter uma boa atuação na vida profissional. Um dos exemplos ocorreu na segunda-feira, 01, com a turma de Costureiro, desenvolvida pelo Programa de Inclusão Social – Senac Faz Sua Parte, que apresentou no Grupo Comunitário Semente da Esperança, na Vila dos Frades do Coroadinho, o seu projeto integrador, e expôs os produtos sustentáveis confeccionados durante o curso.
Os alunos confeccionaram bolsas, potes com “fuxicos”, carteiras, biquínis, pesos de portas, fronhas, conjunto para banheiros, e roupas do vestuário masculino, feminino e infantil. Todos os produtos foram elaborados sob a premissa da sustentabilidade. “O material elaborado pelas alunas foi pensado de forma a agradar aos olhos e ajudar o meio ambiente. Dessa forma, a turma foi muito bem sucedida na execução da Unidade Curricular Projeto Integrador, aliando teoria e prática em prol de um futuro sustentável”, afirmou Nathallia Matos, supervisora educacional da Unidade Móvel do Senac.
A adoção da sustentabilidade no ambiente de trabalho requer o desenvolvimento de novas competências, que estejam relacionadas ao planejamento e compartilhamento de estratégias, à administração de relacionamentos e ao papel da liderança, comprometido com os valores do desenvolvimento sustentável.