O Senac/MA, em parceria com o Senai, possibilitou no mês de agosto, uma atividade preparatória para os alunos-competidores com deficiência visual que participarão da 8ª Olimpíada do Conhecimento, que tem início neste fim de semana em Belo Horizonte (MG). O treinamento aconteceu entre os dias 14 e 16 deste mês e contou com a participação do Núcleo de Formação em Informática da Instituição.
Representando o Senac/MA, o instrutor de informática, Clodoelder Alves, esteve presente durante todo o treinamento. Indicado para auxiliar na preparação dos alunos competidores, o instrutor contribuiu de forma teórica e prática na adaptação e no treinamento do aluno Heider Campos – deficiente visual, que vai participar da competição nacional desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos na área de informática.
Para o instrutor, o trabalho e qualificação para os deficientes visuais são significantes para atuação no mercado de trabalho. “As grandes mudanças e inovações atuais dos recursos tecnológicos são fundamentais para o acesso de pessoas que possuem deficiência visual ao computador”, destacou. Além de motivação aos participantes, o evento contribui para a inclusão social, criando oportunidades de qualificação em tecnologia.
“Atualmente, softwares de voz e ampliadores de telas possibilitam uma expansão significativa nas oportunidades de trabalho para este público”, finalizou. Após o treinamento, o aluno-competidor Heider Campos se prepara para exercer a função de avaliador, repassando todo o conhecimento adquirido através do instrutor aos integrantes da sua equipe.
