Você está visualizando atualmente Senac participa de Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico

3Os resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem ou para sua reutilização. A lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para gerar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

Para abordar mais sobre o tema, foi realizado, nos dias 03 e 04 de novembro, no teatro Zenira Fiquene da Faculdade Pitágoras, a Conferência Internacional – PNS de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico. O Senac participou do evento com os painéis “Informática na rota sustentável: Lixo eletrônico – Problemas e Soluções”, ministrado pelo gerente da Unidade de Tecnologia da Informação, Mauro Diniz, e “Boas práticas em resíduos sólidos”, ministrado pela assessora de Programas Especiais, Maria Leuda de Oliveira Lima.

O evento foi prestigiado por alguns alunos da turma de Técnico em Segurança do Trabalho do Senac. Entre eles, o aluno Felipe Mesquita, que declarou que é uma enorme satisfação participar da conferência internacional, e espera que a população entenda o valor dos resíduos sólidos para o mercado. “O evento foi ótimo, enriquecedor e construtivo, através das palestras consegui esclarecer dúvidas que eu tinha relacionadas ao tema, que está sendo bastante abordado atualmente, por isso é sempre bom ficar falando e buscando melhorias e meios de diminuir o impacto no meio ambiente”, disse.4

Os resíduos sólidos podem ser classificados em lixo comum ou domiciliar, público e especiais. O resíduo comum é formado por lixos provenientes das residências, dos prédios públicos, do comércio e das escolas, e seu principal componente é a matéria orgânica. Faz parte também desse lixo uma grande variedade de materiais recicláveis, entre eles, o papel, o papelão, os plásticos e as latinhas. Os resíduos gerados no lixo público são o resultado dos trabalhos da limpeza urbana de ruas e praças, entre eles, as folhas e galhos e o lixo recolhido dos córregos, rios, lagos etc.

Os resíduos especiais são aqueles provenientes do lixo gerado na construção civil, chamados de entulhos, os resíduos biológicos, químicos ou rejeitos radioativos, provenientes de equipamentos usados no serviço de saúde e o lixo industrial formado por resíduos corrosivos, inflamáveis, tóxicos e outros. O local mais adequado para a destinação dos resíduos sólidos é o aterro sanitário, onde o lixo é depositado de forma planejada. Outra porção do lixo é destinada aos aterros controlados, com critérios menos rígidos, mas com procedimentos obrigatórios.

1