Você está visualizando atualmente Senac é homenageado pelo Tribunal de Justiça com Prêmio Luiz Alves Ferreira, Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação
Diretor de Gestão Claudio Cordeiro recebendo homenagem pelo Senac Maranhão

MARANHÃO – Aconteceu, na manhã, desta terça-feira, dia 21 de março, a Solenidade de Entrega do Prêmio Luiz Alves Ferreira, Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação, que está em sua segunda edição e é uma promoção do Comitê de Diversidade, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Plateia atenta acompanha o discurso do Desembargador Paulo Velten, Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O Prêmio de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação recebe o nome de Luiz Alves Ferreira, o Luizão, e presta justa homenagem ao médico maranhense, conhecido como “Dr. Quilombola”, que lutou pelo direito à saúde e outros direitos das comunidades tradicionais no Maranhão, e tem por objetivo contemplar os melhores projetos com práticas antidiscriminatórias e de valorização à diversidade.

A premiação está subdividida em duas categorias, sendo eles: público interno – formado por servidores e magistrados do Tribunal; e o público externo – formado por professores e estudantes de escolas públicas de ensino médio de todo estado do Maranhão. Ao todo foram 6 projetos desenvolvidos pelo público interno e 16 pelo público externo, que passaram pela análise técnica da Comissão de Avaliação do Prêmio, comandada formada pela Juíza Elaile Carvalho, Coordenadora Adjunta do Comitê; o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Erik Moraes e a servidora e membra do Comitê Bianca Bezerra.

Desembargador Lourival Serejo entregando o 1º Prêmio Categoria Público Externo Prática: “Escravidão? Aqui, não!”, do Centro de Ensino Lúcia Chaves, da Vila Esperança, São Luís.

Além das premiações citadas, foram homenageados parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense, da iniciativa privada e sociedade civil, que desenvolveram ao longo de 2022 projetos e ações afirmativas de combate à discriminação. Dentre as 22 homenagens prestadas, sendo 11 de colaboradores e público interno e 11 para colaboradores externos e parceiros, está o Senac Maranhão.

Senac homenageado por manter práticas assertivas de antidiscriminação na instituição
Em 2022, o Senac Maranhão se destacou por ter firmado Cooperação Técnica com o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça, garantindo o acesso gratuito da população LGBTQIA+ a vagas em cursos disponibilizados pela instituição, assegurando o acesso à qualificação profissional e ampliando as chances dos membros desta comunidade ingressarem no mercado de trabalho. São 2 (duas) vagas por curso profissionalizante de formação inicial e continuada, na modalidade presencial, e em todos os seus cursos, em qualquer unidade do Maranhão.

Juiz Marco Adriano Fonseca, Coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça com os parceiros homenageados Alumar e Senac Maranhão

No evento, a instituição foi representada pelo Diretor de Gestão, Claudio Cordeiro, que recebeu a honraria celebrando e reforçando o compromisso do Senac em permanecer com a parceria em 2023.