Você está visualizando atualmente Senac em Caxias desenvolve projeto em alusão ao Setembro Amarelo

CAXIAS – Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa é vítima de suicídio no mundo. Diante da gravidade do tema, o Senac em Caxias promoveu o projeto “SuperAção: #Aprendizagem pela vida”, em alusão ao Setembro Amarelo. O evento, que teve o intuito de reafirmar a importância da vida, contou com a participação de aprendizes e funcionários do Senac, e desenvolveu diversas ações para a prevenção ao suicídio.

Durante a programação, foram realizadas rodas de conversas, atendimentos psicológicos individualizados aos aprendizes, e uma caminhada do abraço no centro da cidade, com a finalidade de debater e sensibilizar as pessoas de que viver sempre é a melhor opção. A execução das atividades só foi possível mediante a parceria com psicólogos, que prestaram ajuda e orientações a quem estava precisando, e devido à integração das turmas de aprendizagem.

O instrutor do Senac em Caxias, Robert Wiliam, reconhece o sucesso do projeto, que trouxe um momento de reflexão aos aprendizes sobre a sua vida e os motivou a superar cada um de seus problemas. “Foi muito gratificante ver o brilho no olhar de nossos alunos, sendo alimentados de esperança e alegria para construir uma história extraordinária para si e suas famílias. Certamente, foi um momento único para todos nós e ficará gravado em nossa mente”, ressalta.

A jovem aprendiz Nayra Santos destaca a necessidade de se dar um apoio a quem está passando por uma situação difícil, através de um simples gesto, como um abraço, que pode fazer toda a diferença na vida desta pessoa. Para ela, o projeto foi bastante enriquecedor, pois “quanto mais aprendizados temos, mais somos moldados, e consequentemente crescemos e nos tornamos fortes para enfrentar cada problema, dor e situação adversa pelas quais passamos, sendo uma forma de fortalecimento”.

A gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim, parabeniza a realização do evento, pelo envolvimento de todos e sucesso na execução das ações. “É necessário procurar meios que ergam a autoconfiança dessas pessoas e as ajudem a achar alternativas para o seu desenvolvimento individual e profissional. A atividade desenvolvida a partir do projeto proporcionou uma abertura e liberdade para que cada um pudesse expressar suas dificuldades, assim como saber maneiras de buscar ajuda”, afirma.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que busca diminuir a incidência de suicídios no país. A escolha do mês se deu pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que foi instituído desde 2003 e é lembrado no dia 10 de setembro.