Maranhão- Ocorreu no dia 01 de dezembro no Centro de Educação de São Luís, localizado na Rua do Passeio, N° 495, Centro, a palestra “Inteligência Artificial e Perfis Profissionais”. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas, dentre, gestores, professores, alunos, supervisores, parceiros e empresários locais.

Seminário “Inteligência Artificial e Perfis Profissionais”

A abertura deu-se com as falas do presidente Senac/Sesc/Fecomércio Maurício Feijó, Diretor Regional José Ahirton Lopes e a Diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira, com as boas-vindas aos participantes e convidados. A primeira palestra denominada “Inteligência Artificial nos negócios: oportunidades e desafios” ministrada por Gian Giardelli ,apresentador do programa “O Impoderável” da RecordNews e renomado especialista em cultura digital, inovação e transformação digital teve como foco no cenário global e de como as tecnologias estão inovando na atualidade.

Palestrante Gian Giardelli apresentando acerca da inteligência Artificial e seus desafios hodiernamente
Gian Giardelli e demonstração com robô

Já a segunda palestra teve como o tema “Explorando o Futuro: Inteligência Artificial e Educação Profissional” com Priscilla Silveira, Gerente de Qualidade e Inovação do Senac/RN. A ênfase dada foi em a
aplicabilidade do Chatgpt dentro de instrumentos da sala de aula. Para além de apenas “perguntar” saber formular as questões de maneira correta e objetiva, para não haver erros, uma vez que a IA consegue alucinar dados, por isso, torna-se tão importante utilizar essa ferramenta como disciplina e cuidado.


Palestra com Priscilla Silveira com o tema:
“Explorando o Futuro: Inteligência Artificial e Educação Profissional

No painel temático com Antônio Roberto Serra, que é PhD pela Open University do Reino Unido e atualmente é Diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo na UEMA (Agência Marandu) , o enfoque foi inicialmente com a explicação de que a IA advém desde a invenção da lâmpada e fez um paralelo a profissões extintas com a modernidade, como assessoristas(pessoas que apertavam o botão do elevador), datilógrafos entre outros. Sendo assim, não é necessário temer diante a tecnologia, mas utiliza-la como ferramenta inovadora e consistente no intuito de auxíliar e maximizar nossas capacidades.

Painel temático com Antônio Roberto Serra

O V Seminário Senac de Educação Profissional foi um marco na discussão sobre os impactos da Inteligência Artificial nos ambientes profissionais e buscou preparar profissionais para os desafios e oportunidades que a revolução digital traz consigo.