Você está visualizando atualmente Reunião define apoio do Senac ao XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu na tarde de segunda-feira, 23, o ex-reitor da UFMA e membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), Natalino Salgado, e a presidente da SOBRAMES Maranhão, Márcia Sousa, para definir o apoio do Senac ao XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. A cidade de São Luís, no Maranhão, sediará o próximo congresso, que acontece de 20 a 22 de setembro em São Luís -MA e traz o tema “Literatura e Tradição”.

Para a presidente da entidade, Márcia Sousa, o apoio do Senac é de grande importância para o evento, já que a Instituição também compõe a arquitetura de casarões presentes no Centro Histórico, por meio do Restaurante-Escola do Senac. “A lembrança de nossos ancestrais está em cada rua, em cada praça. Há poesia em cada azulejo, em cada pedra. É neste clima de cultura, alegria e experiências sensoriais inesquecíveis, que será realizada a vigésima sétima edição do congresso”, destacou. “Nosso empenho para a realização de um evento memorável, alicerça-se em poder contar com o apoio de parceiros como o Senac”, completou.

SOBRAMES – Médicos escritores de literatura não-científica e outros profissionais apaixonados pelas letras podem aderir a um grupo que há mais de 50 anos divulga os trabalhos de autores associados e promove encontros onde os membros compartilham o talento literário. A grande maioria dos escritores membros da SOBRAMES tem livros autorais publicados, somando em seu conjunto centenas e centenas de publicações, cujo acervo é mantido nas sedes das regionais.

Fundada em 23 de abril de 1965, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames é constituída por médicos escritores e também por uma parcela de profissionais de outras formações, também escritores. Sem fins lucrativos, tem por objetivo apreciar as letras e divulgá-las, oferecendo oportunidade aos médicos que se dedicam às atividades da escrita não científica, bem como aos demais escritores membros, de encontrar acolhimento para sua vocação literária entre os pares de ofício e arte e na sociedade em geral. A entidade possui regionais na maior parte dos estados brasileiros e investe na criação de novas regionais, buscando expandir horizontes.

Congressos –  Nos anos pares é realizado um Congresso Nacional da Sociedade, em algum dos estados em que existam regionais em atividade. Ao longo dos 52 anos desde sua fundação, já foram realizados 26 Congressos. O mais recente ocorreu em 2016, em São Paulo.