Você está visualizando atualmente Reunião com Secretaria Municipal de Assistência Social discute parceria para o ano de 2015

reuniãoDurante a manhã de ontem, 04, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, se reuniu com a secretária adjunta de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMCAS, Nazareth Garcêz, para discutir estratégias de parceria com o órgão no ano de 2015. A ocasião tratou de pautas relacionadas à oferta de cursos de qualificação profissional pelo Programa Senac de Gratuidade, pactuação do Pronatec para o primeiro semestre de 2015 e possibilidade de realização de cursos a entidades não conveniadas à SEMCAS.

De acordo com o Diretor Regional, Ahirton Lopes, o Senac vai articular com a secretaria durante o mês de fevereiro, de modo que em março, quando a participação do Pronatec nas ações dos dois órgãos estará definida, seja determinada a quantidade de atendimentos do Senac em São Luís, nas comunidades ligadas à SEMCAS, por meio do PSG, em especial, através de cursos na área de informática. “Nós estamos aguardando o que vai ser definido sobre a pactuação do Pronatec, portanto, nossa contribuição nessa parceria está relacionada a essa articulação, em um primeiro momento”, destacou. “O Senac tem um papel social muito importante e estamos fazendo o possível para atender às solicitações encaminhadas”, completou.

Além da possibilidade da parceria por meio do PSG, a reunião definiu um segundo encaminhamento que é o levantamento de entidades conveniadas e não conveniadas à secretaria que atendam aos critérios de estrutura física exigida pelo Senac para o desenvolvimento de cursos, através do Programa de Inclusão Social – Senac faz sua parte, criado pelo Departamento Regional do Maranhão e desenvolvido pelo Núcleo de Unidades Móveis. O levantamento será feito pela equipe da SEMCAS e encaminhado ao Senac, e caso não for possível o atendimento nos locais, os mesmos farão parte de um cadastro para atendimento em 2016.

Para a secretária adjunta da SEMCAS, Nazareth Garcêz, as políticas públicas e de governo não podem ser executadas isoladamente. “Buscamos parcerias com instituições como o Senac para atender a demanda da população de forma integrada, pois as solicitações tem sido constantes e significativas”, explicou. Sobre o Pronatec, a reunião definiu que o Senac vai pactuar, respeitando o prazo informado pelo MEC, de acordo com o mapa de demanda especificado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, ao qual a SEMCAS está vinculada.

Além da secretária, também participaram do momento a superintendente de Inclusão Produtiva da SEMCAS, Milena Santos; a gerente da Divisão Técnica, Daniela Nogueira; a coordenadora de Projetos Especiais, Maria Leuda Lima; a gerente do Centro de Educação Profissional de São Luís, Tamires da Silva; a coordenadora do Núcleo de Unidades Móveis, Maria de Jesus Pereira; a coordenadora pedagógica do Restaurante-Escola, Terezinha Smith; e o coordenador do Núcleo de Formação em Informática, Mauro Diniz.