Você está visualizando atualmente Projeto de intervenção no controle de avarias é apresentado por Jovens Aprendizes

TIMON – Na tarde da última quarta-feira, 16, no auditório da rede de Supermercados Mix Mateus, foi apresentado o projeto desenvolvido pelos 19 alunos da turma de Aprendizagem em Serviços de Supermercados. Na plateia, colaboradores de diversos setores do Mateus e equipe técnica do Senac participaram do momento.

A ideia foi desenvolvida a partir da problematização em sala de aula para definição da execução do projeto “Intervenção no controle de avarias em rede de supermercados”, uma vez que durante a prática profissional no grupo Mateus os alunos perceberam que o prejuízo diário com danos era significativo. “Foi realizada uma pesquisa de campo com preenchimento de questionários com clientes e colaboradores para uma maior percepção de como apresentar projeto de intervenção na empresa”, explicou a instrutora de Aprendizagem, Thais Oliveira. Entre os materiais produzidos, uma cartilha educativa foi criada para ser entregue aos colaboradores da empresa no intuito de evitar prejuízos. “A cartilha foi produzida com base na pesquisa em material bibliográfico, e o objetivo foi apresentar aos colaboradores do Mix Mateus não só os dados da pesquisa de campo, mas alternativas possíveis, partindo da conscientização dos responsáveis pelos setores, quanto a atitudes preventivas”, completou. 

Profissionais do grupo Mateus deram suporte para a equipe durante a realização do projeto. Entre elas, a assistente de RH do Mix Mateus, Layane Mara, e a gerente da empresa, Thays Gomes; o que facilitou o desenvolvimento do trabalho por partes dos alunos. “Durante a realização da pesquisa de campo foi verificada a existência de muitas mercadorias/produtos com avarias, fato que acarretava em diminuição no número de vendas e aumento nas reclamações dos clientes durante a compra. Observamos também a parcela de responsabilidade do repositor, do controle no recebimento/acondicionamento das mercadorias com foco no comprometimento dos colaboradores e a maior conscientização também dos clientes”, disse a aprendiz do curso de Serviços de Supermercados, Edely Iorrana da Silva.

A conclusão do Programa de Aprendizagem com esse projeto possibilitou aos alunos uma visão mais crítica e sensível aos processos trabalhados na rotina de um supermercado, assim também como proporcionou a experiência de sugerir soluções aos problemas percebidos no decorrer do projeto. “A apresentação do projeto de intervenção representa também a conclusão com excelência do programa desenvolvido pelo Senac em Timon. Foram 500h de planejamento da formação dos alunos para a atuação nas ocupações de empacotador, embalador/estoquista, almoxarife, operador de supermercados e repositor de mercadorias. Percebemos que na cartilha os alunos conseguiram reunir as principais competências profissionais das diversas ocupações para atuação preventiva no controle de avarias, e atuação com foco em resultados uma das marcas formativas Senac”, destacou a gerente do Senac em Timon, Cristina Camelo.