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BACABAL – Instrutores da Instituição participaram do 4º Olhar Pedagógico, que teve como tema “Educação Inclusiva: Práticas inclusivas na educação profissional”. O evento teve como convidados duas pessoas para debater sobre os desafios da educação inclusiva: José Edielisson Melo de Oliveira, aluno do Programa de Aprendizagem, que possui perda de audição, e Damares Duarte de Oliveira, doceira que também tem deficiência auditiva. “Estou muito feliz em estar aqui participando desse momento com os instrutores e poder retribuir dizendo a todos o quanto o Senac e o Programa de Aprendizagem estão contribuindo para a minha carreira profissional”, afirmou José Edielisson. 

O objetivo, ao escolher este tema, foi capacitar os profissionais do Senac para conseguir lidar com a particularidade de cada aluno e assim conseguir identificar a melhor adequação para o ensino aprendizagem. “Tive que vencer muitas barreiras e só consegui com a ajuda da minha família. Quero hoje, motivar com minha história, os instrutores do Senac a não desistirem de nenhum aluno. Eu não uso a língua de sinais, aprendi a leitura labial e a oralizar. Alguns acham difícil, mas é uma vitória”, contou Damares Duarte.

Outro ponto trabalhado foi a sensibilização dos participantes para a necessidade do domínio da língua brasileira de sinais no contexto educacional e incentivar o desenvolvimento de estratégias inclusivas no processo de profissionalização dos alunos surdos. “A partir da experiência que tivemos ano passado no curso de Aprendizagem com um aluno surdo, o Igor Tallyson, desenvolvi no Carvalho Mercadão o ‘Projeto Proficiente’ para trabalhar com todos os colaboradores a Língua Brasileira de Sinais. Hoje desenvolvo esse projeto na rede Carvalho, em Teresina”, disse o instrutor e intérprete de Libras, Gilbervan Soares.

Equipe reunida no 4º Olhar Pedagógico.