Você está visualizando atualmente Fórum reúne profissionais de unidades educacionais do Maranhão

SÃO LUÍS – Teve início ontem, 06, e prossegue até hoje, 07, o IX Fórum da Supervisão do Senac, realizado na Sede Administrativa da Instituição, localizada no Condomínio Fecomércio / Sesc / Senac – Ed. Francisco Guimarães e Souza. Com a participação dos supervisores educacionais de todas as unidades, o evento proporciona o aperfeiçoamento das competências requeridas aos profissionais que se responsabilizam pela supervisão pedagógica, melhorias nos processos de rotinas pertinentes à Educação Profissional e os impactos de suas ações sobre a equipe e a organização.

Dando prosseguimento à programação, a professora Tammy Cunha, licenciada em Letras pela UFRJ, proferiu uma palestra sobre a importância do uso correto da Língua Portuguesa para uma boa comunicação e um desempenho melhor no desenvolvimento de textos, projetos e até mesmo na fala. “A importância da língua na comunicação é totalmente relevante, pois com ela você consegue ascender não apenas profissionalmente, mas também desenvolver uma comunicação que se diria perfeita, aquela que o emissor entende aquilo que vai chegar até o receptor e ter o domínio da Língua Portuguesa e do Acordo com as mudanças é substancial”, afirmou a professora.

A diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, ressaltou que a participação no Fórum é essencial para alinhar as práticas da equipe pedagógica. “O Fórum da Supervisão é um encontro muito importante porque conseguimos alinhar vários processos educacionais da nossa rotina e é também um espaço de grandes discussões sobre o que é tendência na educação profissional e principalmente esta edição que acontece no último mês de exercício a gente já conversa sobre o planejamento do ano seguinte. Analisamos o que podemos repetir próximo ano e o que podemos melhorar, especialmente pela troca que é proporcionada com a participação de nossos colegas das unidades do interior que estão conosco, então este nosso trabalho é em conjunto”, disse. 

A supervisora educacional, Adriana Fernandes, comentou sobre o compartilhamento de boas práticas que o Fórum oferece. “Podemos partilhar ideias e experiências. Este momento ajuda também em nossa formação profissional, pois nos propicia uma qualificação e o aperfeiçoamento de práticas. A proposta de trazer uma palestra foi muito boa”, falou. A gerente do Senac em Timon, Cristina Camelo, comentou que o encontro também serve para conversar sobre as perspectivas para o ano seguinte. “Este é um momento para analisarmos todos os processos pedagógicos que desenvolvemos pelo ano, realizamos alinhamentos para 2018 e pensarmos no planejamento para o próximo ano letivo”, opinou. 

Na oportunidade, os servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação, Plínio Leite e Saul Santos, explicaram as mudanças ocorridas no sistema interno que dá suporte nos processos de gestão da Instituição.

O evento também possibilitou a apresentação dos resultados do Comitê Avaliador  do Modelo Pedagógico, que consiste em uma verificação pedagógica, feita em sala de aula desde o mês de fevereiro, em que o modelo pedagógico do Senac é avaliado. Para chegar aos resultados, foram aplicados três questionários, um com aluno e dois com professores, para observar se os instrutores estão colocando em prática a proposta do modelo pedagógico. Neste momento, é analisado se o professor trabalha pesquisa em sala de aula, qual a metodologia e material didático utilizado por ele, se o material pedagógico adotado é o do Senac, entre outros fatores que possibilitam compreender quais são as alterações necessárias para trazer melhorias ao modelo pedagógico. Foram socializados também os resultados do Banco de Oportunidades e os Planos Diretores de Beleza e Saúde. 

A manhã de hoje, 07, ficou reservada para o compartilhamento de Boas Práticas entre todas as unidades do Senac no Maranhão. “Realizar um evento desse e reunir todos os supervisores é de grande valia para a formação profissional de cada um, além de nos possibilitar a troca de conhecimentos. Mais do que as apresentações, os próprios bastidores, as conversas entre as duplas, entre os trios e a interação entre as unidades são situações proveitosas, pois temos a oportunidade de compartilhar práticas que podem funcionar em mais unidades”, comentou a coordenadora da Assessoria Pedagógica, Claudinete Souza. 

O Diretor Regional, Ahirton Lopes, participou do evento respondendo a questionamentos sobre as diretrizes para 2018. Falou sobre a nova legislação trabalhista, modelo de gestão, processo seletivo e assuntos pertinentes ao Fórum. Para finalizar o fórum, representantes da Assessoria Pedagógica palestram sobre “Metodologias Ativas: o que são e como utilizar”.

Equipe pedagógica reunida