O instrutor tem um papel muito importante no que diz respeito à preocupação em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive, e o Senac enquanto Instituição profissionalizante incentiva a elaboração de aulas com planejamento e criatividade, fazendo com que os instrutores utilizem recursos variados e contextualizem o conteúdo com o cotidiano vivido pelo aluno.
Nesse contexto, o Senac em Caxias desenvolveu no dia 18 deste mês, o IV Olhar Sobre a Prática Pedagógica com o tema “Projeto Integrador: Socialização das Boas Práticas”, que teve como principal objetivo socializar as estratégias que contribuirão para o desenvolvimento dos projetos integradores de cada curso. “O encontro foi muito dinâmico, pois os instrutores puderam socializar seus trabalhos e interagir com os demais, demonstrando assim, plena sensação do dever cumprido da nossa unidade”, ressaltou a analista educacional, Ângela Santos.
O evento teve início com a acolhida e foi seguido da apresentação dos objetivos e da proposta referente ao encontro, onde foi elaborado o Contrato de Convivência e expostas as atividades que seriam desenvolvidas. Em seguida, cada participante ajudou na construção de um mural onde escreveu o significado de Projeto Integrador e foram lidas as palavras escritas ao público.
“São muitos os desafios enfrentados pelo profissional docente, e esse evento do Senac foi muito importante, pois a construção do conhecimento se faz a partir da troca de informações, sendo esse um processo que além de propor desafios, cria oportunidades para a sistematização dos conhecimentos, para a reflexão e o aprofundamento da relação entre teoria e prática”, enfatizou a instrutora Stephany Soares.