Você está visualizando atualmente Seminário aborda sobre normas e regulamentações de estrutura de armazenagem
Aprendizes realizam exposição dos produtos a partir de ilustração do ambiente que fazem parte. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Imperatriz.

AÇAILÂNDIA – Em parceria com diversas empresas no Maranhão, o Senac tem apoiado a formação de aprendizes que, em paralelo com as atividades em suas áreas de trabalho, fortalecem seus conhecimentos através da oferta de cursos de qualificação na Instituição. Tendo em vista esta perspectiva, alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados da cidade de Açailândia realizaram um seminário criativo com o tema “Normas e regulamentações de estrutura de Armazenagem”. A ação aconteceu na Associação Comercial de Açailândia, das 14h às 17h30. 

Os aprendizes trouxeram para o seminário uma abordagem diferente da que normalmente era realizada em sala de aula. Além de falarem sobre os processos de armazenagem e as normas que regulamentam a prática, os alunos realizaram ações práticas como ilustrações do ambiente de trabalho, normas técnicas para cada tipo de alimento e trouxeram para a sala de aula suas rotinas do ambiente de trabalho, aprofundando o conteúdo programático envolvendo tipos de alimentos como frios, perecíveis, não-perecíveis e avarias.

Durante seminário, os alunos realizaram a organização dos produtos a partir dos que eram frios perecíveis, congelados e dos produtos não perecíveis. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Imperatriz.

“Inovar as atividades curriculares é uma forma de mantê-los motivados, por isso a importância desse evento no processo de aprendizagem, pois os alunos fizeram pesquisas dos temas estudados, aprofundaram o assunto, o que ficou claro na apresentação de critérios importantes como a demonstração de suas experiências práticas dentro do supermercado. Isso fez com que eles fizessem um paralelo entre teoria e realidade, pontuando seus conhecimentos práticos e percebendo que os mesmos fazem parte de uma rotina pré-estabelecida e assegurada por normas e regulamentos técnicos e fiscalizadores”, acrescentou a instrutora do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, Márcia Castelo Branco. 

A metodologia aplicada em sala de aula é uma forma de aproximar os alunos do espaço que vivenciam nas empresas onde trabalham, e colaborar com o conhecimento por meio do Programa de Aprendizagem do Senac, além de introduzir a criticidade sobre o funcionamento do mercado de trabalho. “O seminário me trouxe uma nova aprendizagem onde ações do dia a dia na empresa, experiências próprias, foram compartilhadas em forma de simulações e conhecimento para os demais colegas, um evento muito bom e com uma série de coisas novas que a cada dia estamos aprendendo no curso. Para mim foi muito gratificante, aprendi de forma muito simples a corrigir a postura em apresentações que precise falar em público entre outras coisas importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional, só tenho a agradecer pela oportunidade”, comemorou o jovem aprendiz, Geydson Varão Pereira.

O seminário reuniu, além de 17 alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, as supervisoras educacionais Eliene Aquino e Marlívia Macatrão, e a instrutora do curso, Márcia Castelo Branco.