Você está visualizando atualmente Evento promove orientação profissional para turmas de moda e artes

SÃO LUÍS – Na segunda feira, 27, o Senac, por meio da Unidade Móvel, realizou no auditório do Senac em São Luís, das 15h às 18h, o III Ciclo de Orientação Profissional. O evento proporcionou às alunas das áreas de moda e artes conhecimentos sobre o mercado de trabalho, no intuito de auxiliar no melhor aproveitamento da qualificação profissional adquirida no Senac.  

Para abrir o Ciclo, a coordenadora do Banco de Oportunidades, Rosângela Martins, falou sobre a exigência de mercado para quem quer ingressar no mercado com a carteira assinada e para aqueles que desejam ser autônomos. “Trouxe algumas dicas de mercado de trabalho para as alunas e orientei sobre os locais em que elas podem atuar no segmento de arte e moda, e quais as realidades de mercado em São Luís”, disse.

Dando continuidade ao evento, o gerente financeiro Roosevelt Lima, do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendedores do Maranhão – CEAP, ministrou uma palestra sobre educação financeira, que falou sobre gestão de trabalho e abordou sobre capital inicial para abrir um negócio, investimento, poupança e sobre como gerenciar um negócio.  “Nos preocupamos com a vida do aluno após o Senac, com o que ele vai fazer. O aluno está qualificado, recebe o certificado, mas muitas vezes não sabe para que caminho ir ou trilhar, principalmente os alunos dessas áreas, eles acreditam que bastam ser autônomos, continuar fazendo o que aprenderam no curso e acabou, mas não morre ali na verdade”, declarou Nathallia Matos, supervisora educacional da Unidade Móvel.  

Para encerrar o III Ciclo, a vice-presidente da Federação dos Artesãos do Maranhão, Kátia Barros, esteve presente para apresentar o trabalho às alunas e explicar todo o trâmite necessário para aquelas que desejarem se filiar. “O trabalho da Federação é para que os artesãos possam estar sempre organizados, tendo qualidade de trabalho e espaço”, afirmou.  

Para a aluna do curso de Artesão em Fibras Naturais, Clodoilda Almeida, o evento foi muito proveitoso pois esclareceu várias questões. “A palestra nos ensinou muito sobre vida financeira, gastos e como a gente deve agir sobre isso, mostrando que temos que ter sempre um planejamento”, concluiu.