Você está visualizando atualmente Turma de Manicure e Pedicure realiza ação em Caxias

CAXIAS – O hábito dos brasileiros em frequentar salões de beleza reconhece a importância do profissional de manicure e pedicure, visto que uma boa aparência para mãos e pés é indispensável. Mas além de manter uma boa aparência, o profissional precisa ter cuidados com a higiene para que seus clientes não corram o risco de infecção por utilização de materiais não-esterilizados. Para alertar sobre o assunto, o Senac promoveu, através da turma de Manicure e Pedicure, o projeto “Ação para profissionais de manicure e pedicure”, apresentado para as turmas e para a comunidade local presente, com o objetivo de esclarecer sobre todo os cuidados e as atenções para evitar que a contaminação aconteça.

Sempre em evidência, mãos e pés estão sujeitos às alterações climáticas e ao meio ambiente, as mãos, principalmente DSCN7215utilizadas em quase todas as atividades, são zonas do corpo humano em constante contato com tudo o que rodeia, por isso requerem um cuidado especial. Essas partes do corpo correm sérios riscos de serem contaminadas, desde infecções mais simples até doenças graves como Hepatite e o Vírus HIV, que são transmitidos através do sangue, caso a prática da higienização não seja feita corretamente.

Durante a ação, também foi realizada a apresentação de objetos confeccionados a partir da reutilização de materiais produzidos nos trabalhos desses profissionais, ressaltando a importância da formação profissional para qualificar o atendimento e técnicas, aprofundando-se no conhecimento de cada uma delas e a sua importância.  Em seguida, as alunas falaram de algumas normas que as clientes e manicures devem fazer para se proteger seguindo as regras de segurança básica, evitando o contato entre pacientes com os acessórios e ferramentas utilizadas, sempre trocando de luvas e máscaras a cada nova cliente que atender.

A turma ainda enfatizou sobre o descarte correto dos materiais utilizados para realização do seu trabalho, principalmente dos vidros de esmaltes que demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente, e apresentou também alguns objetos, como quadros, porta recados, canetas e objetos decorativos elaborados a partir da reciclagem de vidros de esmaltes, mostrando uma das formas de ajudar o meio ambiente. FOTO“O desenvolvimento do nosso projeto teve o intuito de mostrar as ações que toda manicure e pedicure deve seguir para realizar um trabalho de confiança e com a qualidade que os clientes desejam. Os conhecimentos que adquiri durante a realização do curso me permitiram excelentes aprendizados e suporte para ingressar no mundo do trabalho”, disse a aluna Ligiane de Araújo.

A segurança é fundamental e deve estar em primeiro lugar, por isso cada medida de segurança protege a integridade do cliente e do próprio profissional que está atuando, aumentando a credibilidade do profissional, por isso é também recomendável que cada cliente utilize seu kit manicure ou que a profissional tenha todos os aparelhos necessários para esterilização dos instrumentos usados garantindo a saúde de ambas. Se todos os passos forem seguidos de forma correta e consciente, não haverá risco algum de contaminação na cliente ou na profissional.

“Neste curso, os alunos desenvolveram diversas atividades e habilidades, visando a qualificação profissional, exigindo assim um grande desempenho por parte deles. E através deste evento, a turma teve a oportunidade de mostrar alguns conceitos e técnicas adquiridas em sala de aula”, ressaltou a instrutora Laila Bomfim.

DSCN7247

DSCN7252