Você está visualizando atualmente Turma de Assistente Administrativo realiza Projeto Integrador aplicando os 5s
Alunas do curso de Assistente Administrativo apresentam a conclusão do Projeto Integrador. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME)

SÃO LUÍS – No dia 29, quarta-feira, no Auditório do Senac, alunos da turma de Assistente Administrativo apresentaram o Projeto Integrador que desenvolveram ao longo do curso. Baseado nos 5s, a turma selecionou uma empresa, a academia Forma Total, para implementar o programa de gestão de qualidade.

O Projeto Integrador visa articular as competências capazes de contribuir para evidenciar as Marcas Formativas Senac e, principalmente, para o desenvolvimento do perfil profissional. A proposta pedagógica é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os assuntos abordados durante o curso por meio de uma estratégia de ensino–aprendizagem. E no caso dos 5s, os alunos puderam aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização; tanto da empresa estudada como na própria vida deles. “Iniciamos trabalhando os 5s em sala de aula e percebemos que várias empresas que estão atuando no mercado necessitavam da implementação desse sistema. Apesar da cultura japonesa ser muito diferente da brasileira, onde surgiu o programa de gestão de qualidade, é possível aplicar nas organizações brasileiras. E em um bate-papo, partiu dos próprios alunos a vontade de praticar o programa 5s em uma empresa local. Escolhemos a Academia Forma Total, fizemos o diagnóstico e logo após partimos para a prática. E o resultado foi muito satisfatório, pois os alunos puderam vivenciar a teoria que estudamos em sala”, ressaltou o instrutor da turma, Luiz Guterres.

Cada S tem um significado que ajuda na melhor administração das empresas. O primeiro S é o SEIRI, que equivale ao Senso de Utilização. Ele vai trabalhar a utilização de materiais, equipamentos, dados, entre outros, com equilíbrio e bom senso. Os resultados podem ser observados pela facilidade de limpeza e manutenção, ganho de espaço e redução de custo. Este é o passo inicial para a preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S.

O professor do curso de Assistente Administrativo, Luiz Guterres, fala sobre o desempenho dos alunos durante a apresentação do Projeto Integrador. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME)

O segundo S, o SEITON, é o Senso de Organização. Neste caso, o objetivo é facilitar o acesso aos itens necessários de forma imediata. Para isso, é importante criar padrões e utilizar ferramentas que ajudam na organização como etiquetas, painéis, estantes e o que mais for necessário. A vantagem é a economia de tempo e facilidade em localizar o que é preciso. 

O terceiro S, o SEISO, representa o Senso de Limpeza. Ou seja, trata-se de manter o espaço de labuta o mais limpo possível, o que inclui eliminar sujeira e cultivar o asseio dos objetos, armários e tudo que estiver presente no local. O Senso de Limpeza pode ser aplicado também nos relacionamentos pessoais, prezando por um ambiente de trabalho onde a transparência e respeito sejam condutoras de cada ação tomada. Como resultado, percebe-se um local mais salutar e agradável de se trabalhar, assim como uma redução da possibilidade de acidentes.

O quarto S, o SEIKETSU, significa Senso de Padronização e Saúde. A finalidade dele é manter os 3 primeiros S’ em ordem. Para isto, sugere fixar padrões de comunicação visual, de atividades e tudo que puder interferir na execução dos outros S’. Como trabalha com a saúde, há uma preocupação com o estado dos banheiros, refeitórios e outros cômodos que estejam na empresa e possam afetar o bem-estar dos colaboradores e dos clientes. Problemas ergonômicos merecem atenção especial nesse quesito. Como principal benefício, pode ser citado o equilíbrio físico e mental.

O último S, o SHITSUKE, é o Senso de Disciplina ou Autodisciplina. Ele busca o comprometimento pessoal para o cumprimento das etapas anteriores. A sua execução depende da ação do indivíduo. A partir desse ambiente autodisciplinado baseado nos 5S é possível que se tenha: melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; melhoria nas relações humanas e outros progressos.

Cartaz, produzido pelos alunos e colocado na entrada do Auditório, mostra quais são os 5s. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME)

Os alunos observaram como cada S poderia ser implementado na academia Forma Total e sugeriram melhorias na gestão de qualidade da empresa. Todas as estratégias apontadas pela turma, quando implementadas, resultam em lucratividade financeira a longo prazo. Equipamentos limpos e conservados, um relacionamento mais transparente entre funcionários e com a clientela, assim como condutas éticas, ajudam a passar uma imagem positiva da instituição – o que interfere diretamente na construção de reputação favorável ao negócio. São vantagens que vão além da otimização da rotina administrativa. “A importância de termos ido ao mercado foi presenciar a realidade das empresas no dia a dia e superar desafios. Pudemos desenvolver diversas competências ao longo do curso. Tínhamos colegas de classe que não falavam com quase ninguém por timidez e hoje conseguiram ultrapassar essa barreira e interagir melhor e com mais desenvoltura. A prática dos 5s não serve apenas para o mercado de trabalho, acaba servindo para a nossa vida pessoal também. Quando a gente tem compromisso, organização e disciplina a nossa vida segue de forma mais tranquila”, comentou a aluna do curso de Assistente Administrativo, Maria Júlia Dino de Sousa.

O Instrutor, Luiz Guterres, reunido com a turma de Assistente Administrativo responsável pelo Projeto Integrador. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME)