Você está visualizando atualmente Trade turístico da região da baixada maranhense visita unidade do Senac em Pinheiro

MARANHÃO – O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes para o Brasil, pois entre outras vantagens, gera emprego e renda para as comunidades locais.  Essa premissa justificou a realização do 2º Encontro Regional de Gestores Municipais e Empresários do Trade Turístico da Região da Baixada Maranhense, que aconteceu nos dias 02 e 03 de março, no município de Pinheiro, cujo objetivo foi difundir, entre os atores do turismo da região, os trabalhos, atividades e projetos que estejam sendo desenvolvidos por estes e a partir do compartilhamento destas informações possam unir esforços e otimizar a implantação e a gestão de ativos do setor turístico nesta região, além de consolidar parcerias com instituições de fomento para capacitação e aplicação de recursos em projetos turísticos.

O evento contou com a participação de gestores municipais, como prefeitos e secretários de pelo menos três polos de instâncias de governanças, sendo eles da Floresta dos Guarás, da Amazônia Maranhense e dos Lagos e Campos Floridos.

Também participaram do evento, representantes de inúmeras instituições de fomento. Pelo sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac estiveram presentes: Maurício Feijó, Presidente; Manoel Barbosa, 2ºvice-presidente e Antônio Freitas, 3º vice-presidente e Max Medeiros, Superintendente do sistema; Ahirton Lopes, Diretor Regional do Senac; Daniela Nogueira, Diretora de Educação Profissional e Keyla Castro, Gerente da Unidade Educacional de Pinheiro; Rutineia Amaral, Diretora Regional do Sesc. Além de representantes do Sebrae, do Senar, do Senai, da Fiema, da Agência Espacial Brasileira.

Foram levantadas discussões acerca da formação de uma rota turística englobando as três instâncias de governança, com a promoção da economia comunitária como base de desenvolvimento para a região.

Atrativos como a maior extensão de manguezais do mundo, litoral de praias com águas esverdeadas e uma extensa área alagadiça semelhante ao pantanal estão reunidas na mesma região dentro do Maranhão, ou seja, a baixada maranhense precisa discutir diretrizes para transformar todo esse potencial em atrativo turístico.

Um dos palestrantes do evento, o diretor e cineasta Jayme Monjardim, apaixonou-se pela região e começou a investir fortemente no município de Palmeirândia, onde está montando um hotel as margens do que ele denomina de Pantanal Maranhense. “A baixada tem belezas tão incríveis que o cara que vem de fora, como eu, consegue ver e a pessoa que vive aqui as vezes não percebe. Então, o amanhecer e o pôr do sol, os búfalos n’água, o pantanal da baixada é muito bonito e eu que sou um vendedor de sonhos, consigo trazer como novidade, algo diferente que vai contribuir para meu trabalho”, concluiu Jayme.

O Senac e sua potência para auxiliar no desenvolvimento da região

No evento, o Diretor Regional do Senac Maranhão, Ahirton Lopes, apresentou as possibilidades que a unidade do Senac, situada no município de Pinheiro, pode oferecer para profissionalizar os membros do mercado local com excelência, conforme pontuou: “O Senac possui estrutura de Centro de Educação Profissional montado em Pinheiro, com capacidade para oferecer a mesma cartela de cursos da unidade localizada na capital. Para esse evento elaboramos uma programação especifica na área de turismo com objetivo de já prestar ferramentas para iniciarmos os projetos”.

Mas o destaque do Senac não parou por aí. No segundo dia do evento, os participantes fizeram uma visita técnica ao Centro Educacional Profissionalizante. A gerente da unidade, Professora Keyla Castro, fez visita guiada e apresentou aos participantes a estrutura física predial, os laboratórios montados com equipamentos de ponta, além de explanar sobre o projeto pedagógico e os cursos com inscrições abertas, além de demonstrar a carta das turmas que poderão ser abertas conforme demanda apresentada pelo mercado.

Finalizando ainda as visitas às obras de construção da unidade do Sebrae e ao hospital do câncer que está passando por reforma.