Você está visualizando atualmente Trabalhabilidade: um novo perfil profissional

Diante da crise econômica que afeta milhões de brasileiros, as pessoas estão a cada dia tornando-se multifuncionais para garantirem uma renda extra no fim do mês. Apesar de pouco abordada, essa habilidade é conhecida como trabalhabilidade. Embora muito semelhante ao termo empregabilidade, a trabalhabilidade se difere bastante dela, pois uma está relacionada ao valor do profissional no mundo trabalho, e a outra retrata a capacidade que o profissional tem para trabalhar e gerar renda.

Para esclarecer mais sobre o termo, o instrutor do Senac em São Luís, Luiz Guterres, explicou um pouco sobre o assunto. “Trabalhabilidade foi um termo que ficou conhecido na década de 90 e logo ganhou espaço na esfera empresarial. Enquanto empregabilidade fica restrita a capacidade do profissional de ficar sempre com vínculo empregatício, a trabalhabilidade vai bem além, é o ato da produtividade alinhada com o aumento da geração de renda, sendo um grande desafio tanto para os novos e para os profissionais mais antigos”, afirma.

De acordo com o instrutor, a trabalhabilidade pode ser desenvolvida com muito planejamento, organização, visão estratégica e foco nos objetivos organizacionais. É possível também desenvolver a trabalhabilidade tendo um emprego fixo, porém é preciso ter cuidado para que as atividades não se conflitem e gerem algum problema. Segundo o instrutor, abrir um negócio quando já possui outro paralelamente é um grande desafio. “É necessário também uma excelente administração do tempo para que seja possível alcançar os objetivos das duas organizações. Pesquisas estão comprovando que muitos não conseguem alinhar estas duas situações e acabam não tendo nenhum tipo de retorno, portanto, é indispensável saber o momento ‘certo’ para abrir seu próprio negócio tendo paralelamente um emprego’’, disse.  

A trabalhabilidade também pode ser aplicada dentro das empresas, tanto que alguns profissionais se destacam pela proatividade no ambiente de trabalho, mas a presença de um gestor para que isso ocorra é de extrema importância. “O primeiro passo para que a trabalhabilidade funcione dentro de uma organização inicia quando o nível estratégico estimula de alguma forma seus colaboradores para aumentar a geração de renda da empresa e deixando bem claro que os ganhos serão para todos e que é um objetivo a longo prazo”, declara o instrutor Luiz Guterres.

Segundo o jovem aprendiz do Grupo Mateus e idealizador do negócio “Alugue SLZ” (aluguel de casas por temporada e para eventos), Gabriel Goudar, o que o motivou a criar o negócio juntamente com seu sócio foi o network que haviam adquirido, possibilitando uma entrada mais fácil no mercado de aluguéis para temporada e a possibilidade da maior parte do trabalho poder ser feito em casa (homework). “Como um dos fatores que nos motivou para que nós empreendêssemos foi a possibilidade de trabalhar em casa com a proposta de negócio que nós tivemos, ficou mais fácil conciliar o emprego com essa atividade, mas de qualquer forma requer organização, planejamento e controle”, destacou. “Como trabalhamos com aluguéis de casa para temporada, a sazonalidade afeta de forma muito direta nossa receita, mas em média representa 30% da minha renda mensal”, completou.

A trabalhabilidade é uma característica que pode ser desenvolvida. Para ajudar você a adquirir essa qualidade, confira abaixo algumas formas para que ela possa ser trabalhada. 

  • Identifique uma atividade ou nicho de mercado promissor para desempenhar essa função paralela, sempre com base em competências já existentes e gosto pelo novo trabalho;
  • Faça uma pesquisa de mercado que levante consumidores em potencial, formas de vender o novo serviço, modelos de negócios bem-sucedidos, e informações para mapear concorrentes;
  • Autônomos devem tomar cuidado extra ao manter uma boa rede de relacionamentos, uma vez que os novos clientes surgem por indicação;
  • Na hora de apresentar seu trabalho, destaque quais resultados já foram alcançados por meio do serviço e, se possível, apresente números que respaldem o trabalho;
  • Não deixe de frequentar encontros de profissionais do mesmo setor e buscar informações sobre tendências da área em livros e palestras com especialistas.