Você está visualizando atualmente Competições Senac de Educação Profissional 2023: conheça as finalistas, ocupação cozinha, da etapa regional do Maranhão
Competidores da etapa regional, ocupação cozinha, com José Ahirton Lopes, Diretor Regional do Senac Maranhão

MARANHÃO – Ontem, 19, conhecemos os finalistas do processo seletivo da etapa regional para as Competições Senac de Educação Profissional, na ocupação cozinha, que ocorrerão ainda esse ano.

Participantes na etapa da prova escrita

O seletivo regional contou com cinco egressos do curso de Cozinha do Senac Maranhão, que competiram entre si para avançarem a etapa final. Na primeira fase, os participantes passaram por uma prova escrita de conteúdo teórico; uma entrevista com os avaliadores, e por fim, pela prova prática, que testou conhecimentos sobre elaboração do plano de ataque para preparação de desossa de coxa e sobrecoxa; corte de legumes: julienne, brunoise, macedoine e chiffonade; técnica de cocção de legumes; preparação de molho base: molho bechamel; preparação de uma massa pâte à choux; apresentação de técnicas de confeitaria; e apresentação das preparações.

As finalistas: Eduarda de Sá e Larissa Serejo, respectivamente

Após superar todos esses desafios Eduarda de Sá e Larissa Serejo foram escolhidas como as finalistas da etapa regional Maranhão. As finalistas deste processo passarão por um treinamento intensivo nos meses de maio a novembro de 2023, no Espaço Gourmet do Centro de Educação Profissional de São Luís. Também contarão com uma bolsa de assistência estudantil, plano de saúde, transporte, um profissional fonoaudiólogo, um professor de inglês, um professor de expressão oral e um instrutor/avaliador de Cozinha.

As Competições Senac de Educação Profissional, na sua etapa nacional, acontecerão em novembro de 2023, no Hotel Ilha do Boi, no Espirito Santo. O objetivo do campeonato é valorizar e promover as habilidades e trocas de conhecimento entre alunos e professores. A competição é a maior do Brasil em sua categoria, e consiste em realizar provas práticas em diversos segmentos com os alunos egressos da instituição, premiando os melhores competidores.

Na última edição, em 2021, o Maranhão levou a medalha de ouro para casa, na categoria de serviços de restaurante, com a competidora Pâmela Silva e seu instrutor, Aldo Martins, que também já competiu e foi medalhista como representante do Departamento Regional do Senac Maranhão.


Anúncio realizado ontem no Espaço Gourmet, no Centro de Educação Profissional de São Luís, local onde as finalistas passarão os próximos meses se preparando para a competição