
Maranhão – O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac realizou na tarde de ontem, 05 de junho, a Cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente do sistema, que aconteceu na Cobertura da sede administrativa do sistema, localizada no bairro do Calhau.

Organizado pelo Comitê Gestor do Ecos – Programa de Sustentabilidade, que é formado por membros das três instituições, o evento voltado para o público interno contou com um talk show, com o tema: Empresas conscientes geram benefícios para negócios, clientes e sociedade, onde representantes de instituições públicas e privadas apontaram alternativas para o desenvolvimento de práticas assertivas para construção de uma cultura sustentável no meio corporativo.

Para o evento de abertura estiveram representando as instituições do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os vice-presidentes da Fecomércio: Manoel Barbosa e Antônio Freitas; a Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral; e o Diretor Regional do Senac, José Ahirton Lopes, que em seus discursos enfatizaram a importância do crescimento econômico atrelado a responsabilidade sustentável de preservação dos recursos naturais do planeta.
Compuseram a rodada de conversa a Viviane Sena, Analista Jurídica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Felipe Maia, Proprietário da empresa Evolução Ambiental e Serviços, responsável pela coleta seletiva e tratamento de resíduos recicláveis e infectocontagiosos; Dayana Anchieta, Engenheira Ambiental e proprietária da empresa “Dellas Engenharia Ambiental”; e Soraya Aguiar, Assistente Social do Sesc, coordenadora do Projeto Criando Arte, que desenvolve experiências sustentáveis com crianças e jovens da zona rural da Raposa. A plateia fomentou a discussão com perguntas que ampliaram as perspectivas de encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável das organizações.

Programação da Semana
A programação se estende por toda semana nas unidades físicas do Sesc e do Senac em todo Maranhão. Com ações convidativas a participação dos funcionários, como o desafio criativo, com intuito de provocar uma consciência de reuso, reciclagem e ressignificação de resíduos que seriam descartados. Para participar o candidato terá que confeccionar e entregar, ao comitê gestor do Programa Ecos, um objeto que seja fruto de reciclagem. Haverá premiação para os três melhores projetos executados e os vencedores serão conhecidos no dia 09 de junho, marcando o encerramento da Semana de Meio Ambiente.
Confira abaixo a agenda de eventos que acontecerão na capital:


