Você está visualizando atualmente Senac/MA participa de encerramento da primeira etapa do projeto Conexão Rural da UFMA

conexao rural (1)Segunda-feira, 08, às 10h, o Senac/MA vai participar do encerramento da primeira etapa do projeto de extensão Conexão Rural da Universidade Federal do Maranhão, que visa promover inclusão digital e desenvolvimento social por meio da capacitação e do livre acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para jovens da comunidade rural do Taim, em São Luís.

O Senac/MA é parceiro do projeto, ministrando o curso de Informática Básica a 15 jovens do Taim, zona rural de São Luís. O projeto está sendo realizado em etapas. Nessa primeira etapa estão sendo oferecidos cursos de capacitação em informática básica, na segunda etapa os jovens participarão de oficinas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) que serão ministradas por professores do curso de Comunicação Social da UFMA e de cursos de capacitação em audiovisual (Roteiro, Produção, Edição de vídeo, Fotografia, Montagem, etc.).

A terceira etapa do projeto será a produção de uma série de oito programas videodocumentários sobre a zona rural de São Luís. Essa etapa envolve todos os moradores do Taim que terão a oportunidade de documentar sua história. Ao todo 30 jovens moradores da Comunidade do Taim serão beneficiados com as capacitações, o projeto integra ainda oito bolsitas estudantes do curso de Comunicação Social da UFMA e profissionais de Comunicação.

Breve Histórico do Taim

O Taim, zona rural de São Luís é formado também pelas comunidades do Cajueiro, Limoeiro, Rio dos Cachorros e Porto Grande. A zona rural do Taim destaca-se por ser um reduto de conservação dos principais ecossistemas do município de São Luís e por ainda abrigar populações tradicionais, pescadores artesanais e agroextrativistas. Atualmente, cerca de 100 famílias residem na comunidade do Taim.

A comunidade do Taim possui uma única escola de nível fundamental, não tem posto médico, farmácias, mercado. A comunidade convive com um escasso abastecimento de água encanada, sem rede de esgoto. Não há linhas públicas de telefone e segundo informações da União de Moradores, existem apenas três computadores na comunidade, dois quebrados e um de uso pessoal de umas das famílias. Não há qualquer tipo de informatização ou acesso a internet.

Apesar de toda carência, a comunidade do Taim registra poucos casos de violência. Desde 2001, a comunidade por meio da União de Moradores vem desempenhando um papel de destaque para a preservação do meio ambiente e frente à defesa da vida rural. A comunidade carece de grandes investimentos sociais, programas de inclusão, capacitação profissional e, principalmente, de valorização.

O projeto

O Projeto Conexão Rural visa promover inclusão digital e desenvolvimento social por meio da capacitação e do livre acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para jovens da comunidade rural do Taim, em São Luís, capital do Maranhão. O Projeto Conexão Rural é constituído por etapas complementares que abrangem um curso básico de informática, cinco oficinas de capacitação em TICs e mais quatro cursos na área de produção e realização de vídeos documentários digitais. O produto final do projeto será a produção de uma série de documentários com temáticas sobre religiosidade, cultura, economia local, hábitos, costumes e saberes da zona rural de São Luís. Os vídeos documentários serão produzidos pelos jovens após as oficinas de capacitação em audiovisual.

SERVIÇO

O quê? Encerramento da primeira etapa do projeto Conexão Rural

Quando? Dia 08 de julho, Segunda-feira.

Onde? TV UFMA

Horário? 10h