Você está visualizando atualmente Senac/MA participa da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual do Trabalho

siteA coordenadora de projetos especiais, Maria Leuda de Lima, e a coordenadora do Núcleo Técnico Pedagógico do Senac/MA, Alda Baldez, participaram na manhã de hoje, 04, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), de mais uma Reunião Extraordinária do Conselho Estadual do Trabalho. A reunião foi voltada para a apresentação e pactuação do “Pronatec Trabalhador”, que possui como demandante solicitante a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária.

Durante a abertura do encontro, a presidente suplente do Conselho Estadual do Trabalho, Joelene Araújo, destacou a importância da inclusão e participação efetiva do trabalhador desempregado no programa. “Esses momentos são importantes para que possamos discutir juntos a oferta de cursos pelo Pronatec, e é preciso que os parceiros estejam nesse trabalho”, destacou.

Na pauta, as instituições ofertantes puderam apresentar os números de matrículas já pactuadas no primeiro semestre de 2014, bem como a previsão de matrículas para o segundo semestre. O Senac/MA, representado pela coordenadora de projetos especiais, Maria Leuda Lima, demonstrou a atuação da Instituição no programa, já tendo pactuado, até o momento, pouco mais de 14 mil matrículas. Senai, IFMA, Senat e Senar também estiveram presentes compartilhando informações sobre a participação no Pronatec.

Para Maria Leuda, é importante que os ofertantes estejam articulados com os municípios nos momentos de pactuação e repactuação. “É preciso verificar, junto às prefeituras e secretarias, a questão da empregabilidade nas cidades que receberão os cursos e a necessidade de realização de cada um desses cursos”, destacou.

Após as apresentações, as instituições presentes receberam a demanda de pactuação do “Pronatec Trabalhador”, elaborada com base no público específico do Ministério do Trabalho. “Ficou bem claro o alinhamento e que a função do Sistema ‘S’ e dos que fazem educação como ofertante é fazer inclusão social com qualidade, a fim de evitar evasões e outros impasses”, concluiu a coordenadora do Núcleo Técnico Pedagógico do Senac/MA e conselheira suplente do CONSET, Alda Baldez. Os cursos de Garçom, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Cozinha são alguns apresentados como demanda do Senac/MA.

A próxima Reunião Extraordinária do Conselho Estadual do Trabalho está programada para acontecer dia 02 de julho, no auditório da Fecema.

site2
A coordenadora de projetos especiais do Senac/MA, Maria Leuda Lima, ao lado da presidente suplente do Conselho Regional do Trabalho, Joelene Araújo, durante apresentação de dados da atuação do Senac/MA no Pronatec
site3
Participantes da reunião