No último dia 05 de dezembro (sexta-feira), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, de São Luís, recebeu no auditório Elias Bufaiçal, o PhD em Computação e Engenharia Elétrica, Ahirton Lopes Filho, que é Chief Data Officer CDO) da Lambda/TIVIT e homenageado como Profissional Mais Valioso da Microsoft na categoria Inteligência Artificial por quatro anos consecutivos.

Ahirton Lopes Filho ministrou a palestra intitulada “Conectando Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação” e discutiu a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e a Educação.

Ahirton Lopes Filho, PhD em Computação e Engenharia Elétrica, Aprendizagem de Máquina aplicada a Evasão Escolar ministrando palestra sobre Inteligência Artificial e Educação

A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Feijó, destacando a importância de integrar a tecnologia no ambiente educacional para enriquecer os conhecimentos. O palestrante, Ahirton Lopes Filho, que é em seguida, apresentou aos presentes como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar e promover a autonomia dos alunos. Ele compartilhou exemplos práticos do uso da IA na sala de aula, citando o ChatGPT como um exemplo notável.

Público da palestra, com alunos, professores, instrutores e colaboradores do Senac

Em uma entrevista à Assessoria de Comunicação (Ascom), o palestrante abordou de forma objetiva e clara diversos questionamentos sobre as novas tecnologias. Ahirton Filho explicou que a implementação da inteligência artificial nas instituições de ensino pode ocorrer por meio de instrutores na elaboração de conteúdo, pesquisa de fontes bibliográficas e criação de ideias. Para os alunos, a utilização da IA se dá por meio da implementação de novas atividades, proporcionando benefícios como um maior aprendizado e uma assimilação facilitada de conteúdos complexos.

Ahirton Lopes Filho também destacou desafios enfrentados na integração da IA na educação, salientando a importância dos alunos se sentirem à vontade com essas ferramentas e focarem no aprendizado desses novos conceitos.

Público da palestra

O pós-doutor ressaltou ainda que a IA contribui cada vez mais para a autonomia dos estudantes, facilitando o acesso a diversos tipos de informações. Contudo, ele alertou para a necessidade de cuidado ao utilizar essas ferramentas, enfatizando a importância de verificar sempre a confiabilidade das informações fornecidas, uma vez que nem sempre são 100% precisas.

A palestra no Serviço de Aprendizagem de São Luís trouxe reflexões valiosas sobre o papel da inteligência artificial na educação, abrindo caminho para uma nova era de aprendizado dinâmico e inovador.