Você está visualizando atualmente Senac participa do 9º Coroado de Natal com oficinas voltadas para a sustentabilidade

Com o objetivo de apoiar a tradicional ação social do “9º Coroado de Natal” e o desenvolvimento dos alunos atendidos em comunidades, o Senac no Maranhão ofertou duas oficinas entre os dias 11 e 13 deste mês na Escola Dorilene Silva Castro (CEPEC), no bairro Coroadinho. As oficinas de Arranjos Natalinos com Materiais Descartáveis e a de Desenvolvimento Sustentável: A Reutilização do Plástico contribuíram para a formação da cidadania e incentivaram o reaproveitamento de diversos materiais.

1

Na oficina de Arranjos Natalinos com Materiais Recicláveis, os alunos puderam manusear ferramentas e técnicas de montagem para a produção das peças, confeccioná-las para serem trabalhadas, além de realizar a montagem e o acabamento das mesmas. Já na de Desenvolvimento Sustentável: A Reutilização do Plástico, o foco foi entender sobre os conceitos de resíduos sólidos, diferenciar estes resíduos e aprender sobre quais materiais podem ser reaproveitados.

2

As ações sociais em que as empresas se responsabilizam pelo apoio a uma comunidade vulnerável são parte do aprendizado dos alunos e agregam valor às práticas de cada profissão. “É necessário estar a altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo diverso, contribuindo sempre com ele”, destacou a coordenadora do Núcleo de Unidades Móveis, Maria de Jesus Pereira.

Coroado de Natal

O evento trabalhou o tema “Mobilidade Urbana – Direito de Todos” e reuniu diversas instituições do pólo Coroadinho. A programação cultural, artística e de lazer foi elaborada para os moradores da região em situação de vulnerabilidade. Lá, foram oferecidos serviços de emissão de documentos como carteira de identidade e registro de nascimento, além de oficinas e consultas oftamológicas, aplicação de flúor e saúde bucal, testes preventivos de câncer de colo do útero, diabetes, hipertensão arterial e distribuição de medicamentos.