Você está visualizando atualmente Senac participa da campanha Janeiro Branco
Alunos, instrutores e servidores do Senac participam de palestra sobre saúde mental.

CAXIAS – Para finalizar o mês de janeiro, no dia 28, segunda-feira, a equipe do Senac em Caxias organizou – juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, e a prefeitura Municipal de Caxias – uma palestra sobre os cuidados que a mente necessita para o que o corpo esteja em equilíbrio na sua totalidade. Com o tema “Quem cuida da mente cuida da vida”, o evento faz parte da campanha Janeiro Branco, que trata da saúde mental e do bem-estar.

Alunos, instrutores e servidores do Senac estiveram presentes no evento que teve a supervisão pedagógica do servidor Vadmilsoon Milhomem. “A campanha Janeiro Branco é uma importante ação dedicada à conscientização e à prevenção da saúde mental. É perceptível na sociedade a importância e a necessidade de informações sobre o tema e o Senac enquanto instituição, através desse movimento, considera muito importante conhecer sobre o assunto de forma a incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, seus relacionamentos e suas ações, e assim garantirem saúde mental e emocional em suas vidas e de todos os que estão ao seu redor”, enfatizou.

Equipe do Senac recebe o enfermeiro do Caps AD, Aldoaldo Gomes e o psicólogo e coordenador da Saúde Mental de Caxias, Luís Fernando, para palestra que faz parte da campanha Janeiro Branco.

Realizada pelo enfermeiro do CAPS-AD, Aldoaldo Gomes e pelo psicólogo e coordenador da Saúde Mental de Caxias, Luís Fernando, a palestra reuniu cerca de 100 pessoas que puderam discutir sobre a saúde mental – que é uma das principais e melhores formas de promover a saúde emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. No decorrer da palestra foi explicado o porquê da escolha pelo mês de janeiro e pela cor branca. O mês foi devido à movimentação que o período traz, pois tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano e têm a sensação de um novo começo com novos planos, o que muita das vezes acarreta pressão, ansiedade e cobranças. Já a cor branca, para simbolizar uma folha ou uma tela em branco, que são elementos nos quais é possível escrever ou desenhar uma nova história da saúde mental, sem preconceitos ou tabus. Com isso, o Janeiro Branco pretende colocar o tema em evidência, principalmente o primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental buscando conscientizar a sociedade da importância de um maior cuidado com seu bem-estar psíquico. 

Durante a palestra, os aprendizes tiveram a oportunidade de fazer alguns testes de perguntas e respostas sobre situações do dia-a-dia, para que eles fossem sensibilizados sobre sua saúde emocional. E, embora realizados de forma descontraída, os testes mostraram a seriedade do tema e da necessidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e emocional.  “O Janeiro Branco é uma campanha ainda nova, mas que merece muita atenção. Percebemos um número cada vez maior de casos de depressão, ansiedade, fobias, agressividade, entre outros, e isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar não apenas da saúde física, mas também de aspectos mentais e emocionais e a campanha Janeiro Branco possibilita falar sobre o assunto e esclarecer dúvidas fazendo com que a sociedade se mobilize em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o assunto e promovendo mais possibilidade de saúde emocional a todos os indivíduos”, ressaltou o palestrante e enfermeiro do CAPS-AD, Adoaldo Gomes.