Você está visualizando atualmente Senac em Caxias realiza ações em alusão à Campanha “Agosto Lilás”

CAXIAS – Com o intuito de informar e conscientizar alunos e funcionários sobre a violência contra a mulher, o Senac no Maranhão promoveu uma atividade em alusão à campanha “Agosto Lilás”, realizada pelo município de Caxias anualmente. O evento é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Senac, fazendo parte da programação da campanha, que traz como tema “É briga de marido e mulher? Somos todas colheres”. Participaram aproximadamente 80 pessoas.

Durante o encontro, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Aureamélia Soares, falou sobre o trabalho que vem desenvolvendo em relação a denúncia, proteção e apoio às mulheres que passam por algum tipo de violência. Foram apresentados ainda dados sobre a violência contra a mulher na cidade de Caxias nos últimos três anos e divulgados os serviços de apoio e orientação ofertados para a comunidade. O evento contou ainda com uma apresentação sobre os aspectos legais da Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade, além de alguns tipos de violência que acontecem, a saber: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Segundo a supervisora educacional da unidade, Ângela de Melo Santos, o mês de agosto remete à reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher, já que é quando a Lei Maria da Penha, de 2006, faz aniversário. O objetivo da campanha, de acordo com Ângela, é disseminar as informações para o maior número de pessoas, para que possam denunciar casos de violência.

A secretária, Aureamélia Soares, parabeniza os 13 anos de vigor da Lei Maria da Penha e alerta que a mulher precisa denunciar, destacando que existem vários canais, entre ela, a delegacia, a Secretaria da Mulher e o Judiciário. Essas parcerias são importantes para que a mulher se sinta protegida. Já a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim, ressalta a importância de se realizar uma ação que aborde esse tipo de violência. “É um assunto que quanto mais se fala, mais a gente percebe que é necessário a união de todos, para que a violência contra a mulher seja combatida. Quero parabenizar a Secretaria da Mulher por esta iniciativa”, disse.