Você está visualizando atualmente Senac oferece oficina de Libras à comunidade em geral

DSCN4125Dando continuidade ao projeto “Afinal, o que é Libras?”, o Núcleo de Idiomas do Senac no Maranhão, durante esta sexta-feira, 05, promoveu a Oficina de Libras. Durante a ocasião, os participantes puderam conhecer técnicas da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A oficina foi voltada para alunos, instrutores e toda comunidade em geral.

Dias da semana, cores, cumprimentos, meses do ano, alfabeto manual, numerais e outras técnicas foram aprendidas durante a oficina. Para Frederico Nunes, participante da oficina, é uma excelente oportunidade para conhecer uma outra forma de se comunicar.

“Essa iniciativa favorece a nós, que estamos aprendendo a linguagem de sinais, e às pessoas que necessitam desse outro método para se comunicar”, destacou. O que a diferencia das demais línguas usadas hoje é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. “A inclusão social por meio da Libras ganha destaque, pois só assim conseguimos ver as dificuldades que algumas pessoas enfrentam no momento de um diálogo, por exemplo”, finalizou Frederico.

A oficina aconteceu em dois momentos. A primeira turma no período matutino e a segunda no turno vespertino.

Curiosidades

A Libras foi reconhecida no Brasil em 24 de abril de 2002 através da Lei 10.436 e regulamentada em 22 de dezembro de 2005, com o decreto Nº 5.626. Como qualquer língua, ela expressa ideias complexas e abstratas. Seu vocabulário é aumentado pela comunidade surda em resposta às mudanças culturais e tecnológicas de nossa sociedade.

Alunos colocando em prática as técnicas de Libras
Alunos colocando em práticas as técnicas de Libras