Você está visualizando atualmente Senac em Imperatriz realiza mais uma edição do encontro “Um Olhar sobre a prática Pedagógica”

IMPERATRIZ – Com o tema “Construindo situações de aprendizagem no Modelo Pedagógico do Senac”, aconteceu, durante toda a tarde de sexta-feira, 01, mais uma edição do projeto “Um Olhar sobre a Prática Pedagógica”, no intuito de oportunizar o aperfeiçoamento da elaboração de situações de aprendizagem que proporcionem ao aluno vivenciar ações reflexivas, favorecendo assim a propagação das marcas formativas da Instituição. 

Educar é um ato que possibilita ao indivíduo o desenvolvimento de competências. Uma educação participativa e de qualidade deverá ser capaz de gerar ferramentas para que as pessoas possam ampliar a visão crítica de mundo, assim como se inserir e permanecer no mundo do trabalho e assumir responsabilidade social, com desempenho ético de preservação do meio ambiente e de atenção à saúde individual e coletiva. E é com esse olhar que os profissionais do Senac se encontram para debater sobre as novas possibilidades de práticas pedagógicas para continuar oferecendo um ensino de excelência. 

Ao todo, 16 instrutores participaram do evento que teve uma programação divididas em etapas, iniciando com uma recepção musical em que o instrutor Leandro Nobre recebeu os participantes ao som do seu violão. Prosseguindo, foi a vez dar boas-vindas à plateia e apresentar a temática, o objetivo e proposta do encontro pedagógico. Em seguida, foi realizada uma dinâmica para ressaltar a importância do trabalho em equipe, abrindo espaço para uma discussão sobre a elaboração de situações de aprendizagem que evidenciem o desenvolvimento de competências e autonomia, valorizando o sujeito em seus aspectos sociais, culturais e profissionais.

Dando sequência, no intuito de aprofundar a abordagem sobre a elaboração de situações de aprendizagem, levando em consideração suas características, foi feita outra dinâmica na qual os participantes deviam responder a seguinte pergunta: Qual(is) o(s) elemento(s) que deve(m) ser considerado(s) na elaboração de uma situação de aprendizagem, no contexto do Modelo Pedagógico do Senac? Após essa etapa, abriu-se a plenária para discussão da proposta metodológica do Senac. Em seguida, a turma foi dividida em três grupos formados por área de atuação e afinidades para analisar a situação de aprendizagem, de acordo com o curso de cada grupo e a proposta do Modelo Pedagógico do Senac.

O envolvimento dos participantes deu ao projeto um resultado satisfatório, conseguindo alcançar seu objetivo. “Um olhar sobre a prática pedagógica é um momento não apenas de informações ou orientações, é uma oportunidade que o Senac oferece para que o instrutor construa sua identidade pedagógica diante das situações de aprendizagem. Este encontro foi de grande importância para mim, pois pude refletir sobre o processo sistêmico do modelo pedagógico do Senac e assim aprimorar meus conhecimentos e compartilhar experiências como os colegas. Isso nos torna cada vez mais dinâmicos e inovadores. Concluo meu depoimento parabenizando a Instituição por organizar esses eventos que sempre são muito proveitosos para o nosso crescimento profissional, pois todo profissional necessita de atualizações, criatividade, inovações e conhecimento, para assim atingir os objetivos planejados”, disse a instrutora e participante do evento, Márcia Castelo Branco.