Você está visualizando atualmente Senac e Patrulha Maria da Penha promovem palestra sobre direitos e medidas protetivas para mulheres, em Timon
Palestra educativa sobre direitos e medidas protetivas para a mulher

TIMON – Durante o mês de março, a unidade do Senac Maranhão em Timon irá desenvolver ações educativas por meio do projeto Mulheres que Inspiram e Empreendem na sociedade timonense. O objetivo é potencializar o desenvolvimento de atitudes e habilidades sobre Gestão e Liderança Feminina, além de homenagear a todas pelo Dia Internacional da Mulher.

Na última sexta-feira, 10, o projeto promoveu uma palestra educativa sobre direitos e medidas protetivas para a mulher, ministrada pelo 11° Batalhão da Policia Militar de Timon através da Patrulha Maria da Penha. O evento oportunizou a troca de experiências e conhecimento sobre políticas públicas de proteção a vida das mulheres.

Os palestrantes, André Silva e Flávia Oliveira, abordaram assuntos como o funcionamento do Patrulhamento Maria da Penha; a importância do registro da ocorrência para o cumprimento de Medida Protetiva e implicações sobre o descumprimento da Medida; o acompanhamento de ocorrências, visitas e rondas preventivas.

Para o instrutor do Senac, Jair Silva, “trazer a patrulha Maria da Penha para sala de aula é uma ação que fortalece não apenas a necessidade de refletir sobre a mulher em nossa sociedade, mas que colabora para que nossos alunos vejam a polícia como uma instituição de segurança e ao mesmo tempo educadora. Ver a empolgação dos estudantes participando e fazendo perguntas sobre coisas que eles observam em nossa comunidade, mostra que estamos no caminho certo ao educa-los para analisar, refletir e propor melhorias para sociedade em que vivem”.

O palestrante e policial, André Silva, destacou que “foi muito importante este momento, pois a turma foi bastante participativa e assim não falamos da lei pela lei, mas de ações concretas de aplicação das medidas protetivas, entre outras ações que garantem a proteção da mulher em situações de vulnerabilidade“, finalizou.

A aluna Ana Vanessa comentou sobre a palestra, “é muito importante este momento de interação com equipe de patrulhamento. Assim, pudemos entender o quanto é fundamental a rede de apoio e as medidas protetivas às mulheres atendidas. Temos a certeza que a turma toda compreendeu esse tema muito importante”.

Alunos e participantes da palestra

Texto: Ester Ramos

Revisão: Thagianne Costa