Você está visualizando atualmente Senac em Caxias promove palestra sobre Legislação Ambiental

Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Senac em Caxias receberam no última sexta, 02, uma palestra sobre as leis e os diretos ambientais, ministrada pelo promotor do Ministério Público Estadual, Vicente Gildásio Leite Junior. O evento objetivou abordar o tema esclarecendo as dúvidas dos participantes e levando ao conhecimento de cada um as contribuições que a legislação ambiental traz ao ser humano. Os alunos das turmas de Assistente Administrativo e Assistente de Pessoal também acompanharam a palestra juntamente com a instrutora Yara Carvalho, e a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim.

c1Durante a palestra, o promotor esclareceu princípios norteadores da legislação, destacou a atuação do MPE juridicamente diante de improbidade administrativa diante dos interesses coletivos do município de Caxias, e relatou suas experiências na profissão, exemplificando leis e crimes contra o meio ambiente, voltadas à reparação de danos para evitar intervenções conflitantes. Pode ser considerado crime ambiental a omissão ou sonegação de dados técnico-científicos durante um processo de autorização ambiental, permissão ou licença em desacordo com as leis ambientais como agressões cometidas contra animais silvestres e nativos, destruir ou mesmo danificar floresta de preservação permanente ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção.

“A palestra possibilitou sensibilizar os alunos do Senac para mudanças de atitude em ações corriqueiras do dia a dia e, ao mesmo tempo, promover um desenvolvimento social justo. Essa ação foi importante, pois permitiu um crescimento pessoal e profissional”, enfatizou a gerente da unidade, Rosilene Bonfim. A aluna do curso de Técnico em Meio Ambiente, Ana Claudia Leal, declarou a importância da visita do promotor. “Foi de fundamental importância, pois através da experiência dele, conseguimos ter uma visão mais clara de como acontecem os processos contra crimes ambientais e a atuação do Ministério Público Estadual em nosso município. Entendemos melhor sobre nossa responsabilidade não apenas como técnico em meio ambiente, mas também como ser vivo que depende de um ambiente saudável”, afirmou.

A iniciativa dos alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente possibilitou conhecimento e qualificação para o desenvolvimento e o sucesso profissional, bem como orientações para uma postura cidadã como forma de contribuir para um planeta sustentável.


c2

c3