Você está visualizando atualmente Projeto pedagógico discute “Desenvolvimento de Competências” no Senac em Caxias

O Senac em Caxias promoveu, pela segunda vez este ano, o Projeto “Um olhar sobre a prática pedagógica”, abordando o tema “Metodologia no Desenvolvimento01 de Competências”. Essa metodologia foi desenvolvida para identificar e gerir profissionais que proporcionem um maior retorno à Instituição, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhorias, suprindo lacunas e agregando conhecimentos. O evento envolveu instrutores contratados e vinculados do Senac em Caxias, assistentes administrativas e recepcionistas da unidade, além de contar com a supervisão e orientação pedagógica da analista educacional, Angela de Melo Santos, e com a presença da gerente da unidade, Rosilene Bonfim.

ProjetA instrutora Yara Lys Carvalho declarou que o projeto é sempre dinâmico e criativo e desperta motivação e entusiasmo nos instrutores, que são fundamentais para o desenvolvimento de competências dos alunos. “Este, em especial, nos despertou para as linguagens diversificadas que devemos utilizar na busca incessante pela aprendizagem significativa de nossos alunos”, ressaltou.

Em uma das diversas atividades desenvolvidas, cada instrutor foi convidado a fazer um desenho que 04representasse o que é uma aprendizagem significativa, e em seguida, houve a socialização dos desenhos, em forma de apresentação oral. Posteriormente, houve a apresentação de um vídeo – “A maior flor do mundo” (José Saramago) -, e logo após a exibição do vídeo, a turma foi divida em grupos, no intuito de discutir sobre o sentido da aprendizagem significativa mostrada no vídeo e expor suas concepções. Após essa atividade, cada instrutor do grupo criou, individualmente, uma estória infantil conforme instruções.

As apresentações foram finalizadas com o vídeo “Que metodologia é essa” que fala do processo de Ação-Reflexão-Ação, finalizando com a fala da gerente da unidade, Rosilene Bonfim, que ressaltou a importância do desenvolvimento dessa atividade para o Senac. “A Gestão por Competências deve ser um esforço contínuo para que haja um alinhamento entre os objetivos pessoais e os da Instituição, identificando de maneira eficaz, em qual estágio se encontra determinada competência do colaborador e verificar a curto, médio e longo prazo, qual estágio o mesmo pode atingir”, explicou.

“O Olhar Sobre a Prática Pedagógica contribui de forma significativa para o alinhamento docente, pois foi um momento em que foram trabalhadas situações com foco no desenvolvimento de competências. O evento contou com um grande número de instrutores, superando as expectativas”, destacou a supervisora educacional, Angela Santos. “O projeto acontece de forma dinâmica e de fácil compreensão, o desenvolvimento de competências facilita a construção do conhecimento para que haja uma aprendizagem significativa. É de extrema importância momentos como esse para nosso desenvolvimento profissional”, afirmou a assistente administrativo, Wanda Vasconcelos.
02

03