Você está visualizando atualmente Senac concorre ao Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019

SÃO LUÍS – Em 2018, diversos Projetos Integradores foram desenvolvidos por milhares de alunos do Senac nos municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Balsas e Timon. Os Projetos Integradores articulam as competências capazes de contribuir para evidenciar as Marcas Formativas Senac e, principalmente, para o desenvolvimento do perfil profissional, proporcionando a interdisciplinaridade entre todos os assuntos abordados durante o curso por meio de uma estratégia de ensino–aprendizagem. Um desses projetos se destacou e concorre na Categoria Ensino Profissional, na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019: trata-se do projeto “Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Desenvolvimento Comercial”, desenvolvido por alunos do Programa de Aprendizagem, no curso de Serviços de Supermercados, na unidade do Senac em Timon.

A solenidade de entrega do prêmio acontece na noite de hoje, 11, durante o Fórum de Educação Empreendedora, no Auditório Teresinha Jansen, no Centro de Convenções do Sebrae (Jaracaty), em São Luís. O Prêmio foi idealizado para reconhecer boas práticas empreendedoras nas instituições de ensino e é composto por 3 (três) etapas: estadual, regional e nacional, e estabelece normas/condições/diretrizes para selecionar e reconhecer os profissionais responsáveis por iniciativas que sirvam para desenvolver, aperfeiçoar ou fomentar um comportamento empreendedor nos alunos. Os produtos ou soluções adotadas devem contribuir para que os alunos adquiram ou aprimorem atitudes, comportamentos e características que os levem a lidar melhor com situações do dia a dia e do mundo do trabalho, a refletirem sobre si mesmos, suas experiências e saberes, ou para empreenderem e conduzirem negócios.

De acordo com a instrutora orientadora do trabalho, Laurieny Alves Carvalho Leal, do Senac em Timon, o projeto concorrente ao prêmio apresentou um sistema de irrigação criado a partir de materiais reciclados, com foco no fomento ao desenvolvimento da agricultura familiar e ao empreendedorismo rural no cultivo de frutas, verduras e hortaliças. Ao todo, 05 alunos participaram do evento de apresentação do Projeto Integrador desenvolvido em parceria com as empresas Mix Mateus, Ferronorte, Pax Piaui, Intertimon e Tambasa, que  em seguida foi encaminhado à Secretaria Municipal de Agricultura de Timon para validação e posterior socialização para os agricultores rurais. “Um dos alunos mora na zona rural da cidade, e com base em seus relatos, pensamos em estimular o empreendedorismo rural elevando a produção e qualidade dos produtos cultivados, considerando que em povoados da zona rural ainda fazem rega na agricultura familiar de forma manual e por não terem condições financeiras de investir em sistema de irrigação, acabam não ampliando produção”, destacou. O produto inovador apresentado foi um Sistema de Irrigação com Aspersor.

A gerente do Senac em Timon, Cristina Camelo, representará a Instituição durante o Fórum e Cerimônia de Premiação.

O QUE É O PRÊMIO?

Reconhecimento estadual, regional e nacional aos profissionais que desenvolveram boas práticas em educação empreendedora no Brasil.

O Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas – SEBRAE -, que vai identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

As instituições de ensino, públicas ou privadas que se inscreverem devem ser formais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e os produtos ou soluções adotadas devem contribuir para que seus alunos adquiram ou aprimorem atitudes, comportamentos e características que os levem a lidar melhor com situações do contexto dos negócios ou da vida, a refletirem sobre si mesmos, suas experiências e saberes, ou para empreenderem e conduzirem negócios.

As iniciativas devem ser apresentadas na forma de caso (relato), descrevendo as atividades realizadas e os resultados alcançados, que possa servir de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo em seus alunos.

Os casos inscritos serão avaliados por técnicos voluntários e serão levados em consideração os itens de verificação relacionados abaixo:

  • Busca de oportunidades e iniciativa inovadora;
  • Persistência em colocar em prática a ideia;
  • Comprometimento da equipe;
  • Exigência de qualidade e eficiência;
  • Quais cuidados ou precauções foram tomados pela equipe;
  • Quais foram as metas estabelecidas;
  • Quais informações foram buscadas para iniciar os trabalhos;
  • Se realizou um planejamento e fez monitoramento sistemáticos;
  • Se utilizou de parcerias para desenvolver essa ação;
  • Se a instituição serve de exemplo ou inspiração à outras instituições de ensino.