Você está visualizando atualmente Senac em Caxias adere à campanha “Não seja vacilão! Não é não”
Alunos, egressos e servidores participam de ação educativa da Campanha “Não seja vacilão! Não é não”. Foto: Supervisão pedagógica do Senac em Caxias.

CAXIAS – No Senac em Caxias, alunos e servidores, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), participaram das ações referentes à campanha “Não seja vacilão! Não é não”, que teve como intuito combater casos de assédio e violência contra as mulheres durante o período carnavalesco. Aproximadamente 80 pessoas estiveram envolvidas nas atividades realizadas pela Instituição em parceria com a SMPPM.

Secretária da SMPPM, Aureamélia Soares, e seus assessores, apresentaram o objetivo do projeto e das ações a serem executadas no período carnavalesco. Foto: Supervisão pedagógica do Senac em Caxias.

A campanha foi desenvolvida de forma integrada com instituições públicas, privadas e a comunidade em geral. Na programação, blitzes informativas alertaram a sociedade caxiense sobre a importância do combate ao assédio sexual contra mulheres, principalmente no período do Carnaval, onde é mais frequente esse tipo crime. Simultaneamente, a equipe de profissionais da SMPPM e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realizaram ações socioeducativas, com foco no esclarecimento de informações e na prevenção desses atos. 

O Senac em Caxias, ao aderir à causa, possibilitou a divulgação do conteúdo trabalhado durante o período que a campanha “Não seja vacilão! Não é não” ficou em vigor. A secretária da SMPPM, Aureamélia Soares, e seus assessores, apresentaram o objetivo do projeto e das ações a serem executadas quando visitaram a Instituição. “É importante falar sobre esses conceitos, pois relacionamentos abusivos infelizmente podem resultar em uma aceitação social, e evoluírem para a violência doméstica e/ou feminicídio. Precisamos trabalhar de forma preventiva, sensibilizando a sociedade contra este grande mal”, enfatizou o supervisor pedagógico do Senac, Valdmilson Milhomem.

Na oportunidade, também foi informado que durante as festas carnavalesca, haveria a entrega gratuita de tatuagens temporárias para as mulheres, com os dizeres “Não é Não! ”, e para os homens os dizeres “Super Crush”.

O Senac, por meio de sua função social, estimula a participação em movimentos como esse, promovendo a disseminação do tema e ações de conscientização que poderão ser adotadas durante todo o ano, sensibilizando a todos sobre a sua importância e os benefícios de participar de iniciativas como esta, dentro e fora do ambiente escolar e também no local de trabalho, almejando erradicar, não apenas agressões contra a mulher, mas todo e qualquer tipo de violência. “Trabalhar esse tema dentro e fora da sala de aula possibilita o interesse em buscar solução para algo que já foi banal no passado e vem tornando-se um tema preocupante e muito debatido pela sociedade atual. Por isso é importante que todos participem de ações como esta”, ressaltou o instrutor da unidade educacional, Robert Willian.