Você está visualizando atualmente Projeto integrador do curso de Cozinheiro aborda gastronomia internacional
Alunos, familiares e profissionais circulam entre os estandes no salão da Casa do Maranhão. Fofo: Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos (ASCME).

SÃO LUÍS – A gastronomia é, certamente, uma predileção de muitos. Seja para aqueles que preparam uma variedade de pratos ou para os que apreciam a culinária. De uma forma ou de outra, pode-se afirmar o seu poder em reunir pessoas e estabelecer relações. A partir dessas características, a turma de Cozinheiro do Senac realizou na tarde de quarta-feira, 13, o Projeto Integrador intitulado “Gastronomia Internacional”, no museu folclórico “Casa do Maranhão”.

O evento que pretendeu dar destaque à culinária internacional, exibiu estandes com comidas e decorações voltadas para a cultura dos países que compõem os Continentes Europeu, Africano, Asiático e Americano. Cerca de 70 pessoas estiveram reunidas no evento, entre alunos, servidores e familiares. A ação foi desenvolvida como forma de garantir à turma uma educação que tenha consonância com teoria e prática.   

“Foram dias de muita luta durante o período em que realizei o curso, obtive muitos aprendizados. Eu e meus amigos tivemos a oportunidade de estar em uma Instituição respeitada nacionalmente e ter aulas com profissionais excelentes. Foi uma honra”, agradeceu a aluna do curso de Cozinheiro, Nirlene Muniz.

Vinte alunos do curso de Cozinheiro apresentam seus estandes com características da gastronomia internacional. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos (ASCME).

Os estandes exibiram variedades de pratos durante a ação. Para Treiciele Silva Fonseca e seus seis colegas de estande, foi muito satisfatório conhecer o que para ela foi novidade. “Eu não conhecia a culinária e pra mim foi muito satisfatório. Hoje, trouxemos uma entrada e um prato principal. A entrada é uma Acarajé e o prato principal é um Arroz à Mexicana, Purê de Feijão e um Guacamole. Todo mundo colaborou, fomos bastante unidos”, relatou.

Essa união entre os alunos é um reflexo daquilo que o Senac possui junto aos seus parceiros. Sediado na Casa do Maranhão, o evento foi importante para promover o acesso de alunos e públicos em geral à cultura, por meio da gastronomia de diversos países. “É uma satisfação receber essa ação, pois aqui é um local de troca de experiências, saberes e educação. É gratificante, pois desde 2015 fortalecemos esse vínculo e isso representa a difusão da nossa cultura, por meio da gastronomia”, lembrou o diretor da Casa do Maranhão, Iguatemir Carvalho.

O Projeto Integrador do curso de Cozinheiro contou ainda com explicações sobre o preparo dos alimentos e encerrou com a participação do público degustando os pratos realizados.

Estande com a gastronomia asiática trouxe diversos alimentos, dentre eles, um prato quente tradicional da Tailândia chamado: Krathong Thong, que quer dizer “certinhas de ouro”. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos (ASCME).