Você está visualizando atualmente Reunião com empresas orienta execução do Programa de Aprendizagem no Senac em Santa Inês

DSC01796Orientar as empresas parceiras do Programa de Aprendizagem sobre questões referentes ao processo de contratação, prazos, cronograma de execução, distribuição de alunos/empresas por curso e documentação necessária. Com esse propósito, a gerência do Senac em Santa Inês e sua equipe técnica reuniram-se, na tarde da última sexta-feira, 17, com representantes das empresas parceiras do programa em 2015.

Ao todo, 15 representantes participaram do momento que também foi oportuno para apresentação dos principais resultados do Programa de Aprendizagem no exercício de 2014. O encontro teve abordagem dinâmica e pedagógica com apresentação das atividades desenvolvidas pelas turmas em 2014, e abordagem de temáticas referentes ao programa e discussões pertinentes à realização do programa em 2015.

A gerente do Senac em Santa Inês, Liniane Nogueira, acredita que a reunião seja um momento de aproximação entre o Senac e as empresas parceiras. “O Senac prima pela efetividade da formação dos jovens e pela sua inserção e permanência no mercado de trabalho, e estar mais próximo das empresas facilita todo o trabalho administrativo e pedagógico que deverá ser desenvolvido ao longo do programa”, destacou.

Programa de Aprendizagem Profissional Comercial – o programa oferece uma ampla grade de cursos gratuitos a jovens de 14 a 24 anos que são encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Depois de firmada a parceria com o Senac, os empresários do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo assinam a carteira do jovem aprendiz em uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações, por meio de um contrato de trabalho especial e legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante um período máximo de dois anos, ele alterna jornadas na escola de educação básica, no Senac e na empresa, com direito a remuneração com base no salário mínimo, além de toda proteção previdenciária e trabalhista. Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens participam de atividades extras e são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética.