Você está visualizando atualmente Projeto Integrador foca no processo de comunicação dentro das empresas

CAXIAS – Os alunos da turma de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos realizaram o Projeto Integrador – estratégia de ensino–aprendizagem cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas e assuntos abordados durante o curso – baseado no tema “A importância da interação no processo de comunicação entre colaboradores e empresários, para o crescimento e aperfeiçoamento da organização”. 

A atividade foi desenvolvida com a confecção de placas de sinalização em que frases incitavam à reflexão do nível de atendimento que as empresas oferecem atualmente, assim como a elaboração dos convites e panfletos para a Blitz de Conscientização. Os convites também foram entregues em lojas da cidade aos empresários e colaboradores, para a participação da palestra sobre “Melhoria do atendimento nas empresas, através da relação entre empresário e colaborador” realizada no Senac. Ademais, panfletos foram distribuídos no intuito de divulgar a necessidade de existir uma boa comunicação no ambiente empresarial entre os líderes e colaboradores. “Práticas desse nível são de muita relevância para a vida profissional do aprendiz, pois podem adquirir através delas, técnicas que favoreçam seu desenvolvimento profissional. Além disso, o projeto viabiliza que os aprendizes influenciem diretamente no mercado de trabalho, tendo em vista as ações realizadas com objetivo de divulgar a importância da relação entre colaborador e empresário, com o foco no desenvolvimento da empresa”, ponderou a instrutora que participou de todo o processo com os alunos, Kamilla Rocha.

De acordo com Leonardo de Campos, diretor da Simbiose, o líder deve alinhar os objetivos da sua equipe e conhecer um pouco sobre cada um de seus colaboradores para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda às necessidades da organização. “Eu comparo o papel de um líder ao de um maestro regendo sua orquestra. Ele precisa conhecer seus músicos, o virtuosismo e o potencial de cada um, precisa dar o tom, coordenar e sincronizar todos os instrumentos, motivar e inspirar os músicos para darem o melhor de si e trabalharem em equipe para conquistar o melhor resultado possível: uma linda sinfonia”, explica.

Posteriormente, foram elaboradas perguntas para uma pesquisa de satisfação com as empresas que participam do Programa Jovem Aprendiz e a partir dos dados obtidos após o levantamento, foi possível identificar as principais práticas dos empresários que provocam a desmotivação dos funcionários dentro da empresa. Com a análise, objetivou-se também descobrir os problemas que surgem nessa relação de trabalho e como isso pode prejudicar o atendimento com os clientes, e consequentemente o desenvolvimento da empresa. 

Ao final do projeto, os alunos constataram que a comunicação e o processo motivacional caminham juntos na busca pelo sucesso. “É interessante perceber em atividades como essa o quanto a aprendizagem torna-se significativa quando os alunos descobrem uma maneira de resolução de problemas. Dessa forma o aluno tem como foco central uma interação, e torna-o capaz de construir seu conhecimento a partir da solução de problemas”, disse a supervisora educacional do Senac em Caxias, Angela de Melo Santos.