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AÇAILÂNDIA – Com o tema “Os novos modelos econômicos, a economia digital e as crípton moedas”, os alunos da turma de Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercados do Senac em Açailândia apresentaram seu Projeto Integrador utilizando a plataforma Google Meet, e também por meio de flyer e vídeo. Ao todo, 43 alunos participaram do evento remoto, orientado pela instrutora Márcia Castelo Branco de Sousa, e supervisionado pela pedagoga Eliene Aquino, do Senac em Imperatriz.

Três grupos apresentaram os projetos, ambos dentro do mesmo tema gerador: “Os novos modelos econômicos, a economia digital e as crípton moedas”. O objetivo do projeto foi contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, já que possibilitou a realização de pesquisas sobre os temas abordados e de analogia no ambiente em que vivenciam as transformações tecnológicas, nos mercados global e local, no comportamento do consumidor, etc.

Evento aconteceu de forma remota

A instrutora Márcia Castelo Branco, destacou a importância de trabalhar temas como os novos modelos econômicos e a economia digital, a Internet das Coisas na era 5.G, e as crípton moedas. “Trata-se de uma realidade muito presente na vida desses jovens que iniciam sua vida profissional em um mercado que passa por uma importante transformação tecnológica, esse ciclo digital atinge não apenas o mercado e as empresas, mas também o comportamento da sociedade, promovendo novos estilos de vida que alteram todo o comportamento social, o que implica nos novos hábitos de consumo, na forma de se relacionar e também de trabalho”, ressaltou.

Durante a pesquisa para o projeto, foi possível aprofundar sobre questões que já fazem parte do cotidiano e que muitos alunos ainda não tinham conhecimento de toda a estrutura em transição. Descobrir, explorar novas fontes de informação e conhecimento que podem abranger todo o contexto econômico e seus novos formatos dentro da economia digital representou um aprendizado para os jovens que de certa forma estão inseridos neste momento transitório do mundo e do mercado de trabalho.

Os temas despertaram a curiosidade da turma, que se entusiasmou na busca por informações e conhecimentos, e aproveitou esse momento para entender sobre tipos de moedas como as crípton moedas (ou moedas virtuais), novos dispositivos financeiros, e como funciona a economia. “Com certeza estamos formando jovens conscientes e munidos de conhecimentos para esse mercado em transformação onde o fator humano será mensurado não pela força de trabalho, mas pela criatividade, dinamismo, sensibilidade, habilidades e conhecimento”, concluiu a instrutora do projeto.

Para a aluna do curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos, Amanda da Silva Vieira, foi muito importante realizar a pesquisa e acrescentar ao currículo conhecimentos sobre a evolução da tecnologia que envolve todo o presente e futuro no mercado de trabalho. “Trouxe uma perspectiva de que devemos sempre nos qualificar para estar dentro da atualidade com essa nova realidade tecnológica bem próxima de nós que é a era 5.G e a internet das coisas”, declarou. “Nos fez compreender que também fazemos parte dessa transformação que está acontecendo no mundo”, completou.

A aprendiz do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercados, Samilla Reis, ressaltou a necessidade de trabalhar a temática no contexto de mercado atual de Açailândia. “A experiência com o trabalho de pesquisa sobre o uso de tecnologia no comércio de Açailândia mostrou como esse mercado está em aberto na nossa cidade e precisa de uma qualificação na mão-de-obra e tecnologias que otimizem principalmente o tempo, as reclamações sobre o tempo de atendimento”, destacou. “Atualmente buscar conhecimento é um grande desafio, pois requer muitas pesquisas e atenção devido à disseminação de Fake News, nosso trabalho foi incrível de realizar e sem dúvida, muito importante devido ao conteúdo ser tão atual”, finalizou.