Você está visualizando atualmente Projeto do Senac orienta sobre utilização do Código de Defesa do Consumidor

DSC07526Toda vez que se pensar nos verbos “comprar” ou “usar”, deve-se fazer duas perguntas: Será que eu preciso mesmo disso? Onde vou pôr o que sobrar do que já usei? Esses questionamentos fazem parte do consumo responsável, que deve ser praticado diariamente. O tema foi abordado no evento “Consumidor Responsável”, voltado para alunos do Programa de Aprendizagem do Senac e realizado na tarde de ontem, 31, no auditório da Fecomércio/MA.

Para orientar os aprendizes na utilização do Código de Defesa Consumidor nas relações estabelecidas entre os clientes e funcionários, o evento convidou os palestrantes Dr. Jean Carlos Nunes Pereira, defensor público estadual do Núcleo de Defesa do Consumidor; e Dr. Hugo Assis Passos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MA. Os convidados possibilitaram ainda uma discussão sobre as atuações dos órgãos consumeristas no contexto ludovicense e a conscientização dos alunos sobre a participação e atuação nas relações de consumo.

DSC07622
O Diretor Regional, Ahirton Lopes, participou do evento

Presente na abertura do evento, o Presidente do Sistema Fecomércio/MA, José Arteiro da Silva, deixou sua mensagem aos presentes, enfatizando a necessidade de saber consumir. “Vocês são jovens e já representam consumidores em grande potencial, por isso devem estar atentos aos direitos do consumidor e às orientações sobre o consumo responsável”, recomendou.

DSC07531Ao todo, 115 alunos do Programa de Aprendizagem do Senac participaram do projeto, questionando sobre assuntos relacionados ao tema em questão e esclarecendo dúvidas com os palestrantes convidados. Bismark Anderson Araújo, aluno do curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercados, diz que o tema agradou, pois foi esclarecido de forma objetiva. “Foi muito proveitoso participar dessa discussão e ter uma noção sobre o Código de Defesa do Consumidor”, declarou. “Agora já posso ser um consumidor melhor, pesquisar mais e ter negligência na hora de fazer as compras”, completou.

Foram distribuídos também informativos com dicas ao consumidor em relação à nota fiscal, produto com defeito, acidente de consumo, compra de alimentos, publicidade enganosa, compras a distância, dentre outras. O evento contou ainda com a participação do Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes; da gerente da Divisão Técnica, Daniela Nogueira; da gerente do Senac em São Luís, Tamires da Silva; e da coordenadora do Posto Avançado do Senac em São Luís, Jacksiane Mendonça, responsável pela idealização do projeto.

DSC07595
O Dr. Hugo Assis Passos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MA, explanou sobre a atuação do órgão frente ao abuso do fornecedor
DSC07556
O Dr. Jean Carlos Nunes Pereira, defensor público estadual do Núcleo de Defesa do Consumidor, explanou sobre as principais demandas judiciais envolvendo o consumidor